Estrela-RS - Coleta Seletiva é realidade


Coleta Seletiva é realidade em Estrela

A pouco mais de um mês a coleta seletiva de Estrela diferencia dias, horários e até a forma de recolhimento dos lixos seco e orgânico.

Conforme o secretário da pasta, Hilário Eidelwein, com o novo roteiro adotado fica mais claro para o cidadão esta diferenciação. “Até então, além de ser o mesmo caminhão que recolhia o lixo seco e o orgânico, as datas eram confusas para os moradores. Neste momento precisamos que cada cidadão faça sua parte separando o lixo em casa”, ressalta.

A principal vantagem da coleta seletiva é a facilidade com que o material pode ser reaproveitado. As 19 toneladas diárias de lixo produzidas no município vão para Usina de Tratamento de Lixo Doméstico instalada no Distrito de Delfina. Lá, cerca de 30 operários fazem a separação dos resíduos que passam por uma esteira. “Quando se mistura o lixo orgânico como restos de erva e comida é praticamente impossível selecionar o material ou ele perde muito o seu valor econômico”, ressalta Eidelwein. Com a nova coleta, o secretário espera que o quadro mude. O que é reciclável como plástico, papéis, papelões e vidros são vendidos periodicamente em leilões públicos. Já o material sem valor ou orgânico vai para célula de rejeitos.

Matéria: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: