Secretaria Municipal da Educação de Estrela-RS - 6ª Feira do Livro


Estrela entra no clima da feira do livro

Atmosfera literária invade a cidade com vitrines decoradas para marcar Feira do Livro. Evento inicia-se nesta terça-feira na Soges. Destaque para a palestra gratuita do patrono Augusto Cury na quarta-feira, às 19h30 no Centro Comunitário Cristo Rei

O clima literário de um dos eventos tradicionais e emblemáticos para estudantes já impera em Estrela. Pelas vitrines e outdoors, espalha-se a aura da 6ª edição da Feira do Livro que será aberta nesta terça-feira, às 19h30 na Soges com o show do grupo Vocal em Cena. São quatro dias de evento feito para exaltar o prazer da leitura. O patrono Augusto Cury é um dos destaques da programação. Na quarta-feira, às 19h30, ele palestrará no Centro Comunitário Cristo Rei. A palestra é gratuita. “Estamos esperando muita gente devido ao renome do autor”, enfatiza Sirlei Maria Eidelwein, uma das coordenadoras do evento.

Nesta segunda-feira, o movimento intensificou-se na Soges com a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e as livrarias montando a estrutura para recepcionar o público durante quatro dias de literatura. O evento, organizado pela Smed, contará com a presença de quatro livrarias: Estudante (Estrela), Armazém (Estrela), Paulinas (Porto Alegre) e Nobel (Lajeado). “Vamos colocar a venda cerca de 10 mil títulos. Vai ter obras para todos os gostos e bolsos”, enfatiza o proprietário da livraria Armazém, Sidnei Wolmuth. De livros infantis de R$ 1 a bibliografias de bandas, a diversidade de títulos será a tônica da feira, justamente para privilegiar o gosto de um amplo espectro de leitores.

Vitrines literárias

As vitrines literárias na cidade já “desabrocharam”, harmonizando com o clima cultural que perdura no ar. É tempo de ler e voar nas asas da imaginação em Estrela. As vitrines decoradas com temática de histórias de autores que visitarão a Feira do Livro estão espalhadas em 25 lojas da cidade. Elas chamam atenção pelo elemento lúdico e por terem sido montadas por alunos de 20 escolas da cidade.

Em todas as lojas, os elementos visuais que formam as vitrines são criativos e coloridos e despertam a curiosidade de quem transita pela calçada. Na Certel, alunos do Jardim da Escola São João fizeram a Patolândia, baseado na história infantil “Sete Patinhos na Lagoa”, do escritor Caio Riter. Jacarés e patos sobressaem no expositor. O trabalho criativo e colorido, nas cores amarelo, verde e azul, com penas, cartolina e cola evidenciam o talento natural dos pequenos artistas. A gerente da Certel, Camila de Oliveira, diz que a ideia estimula crianças e pais que ficam felizes em ver o trabalho dos filhos. “Quem vê aprecia, é uma vitrine diferente, criativa”. Luana Baldissera (15) passou pela vitrine e lembrou do tempo em que no Ensino Fundamental, ajudava a montar a exposição como aluna de colégio. “Acho muito bacana a iniciativa porque estimula tanto pequenos quanto adultos a lerem.”

Hora do conto

Este ano a programação da feira é intensa e além da palestra destaque de Cury, estão previstas atividades paralelas durante a visitação. As atividades de Hora do Conto estão sendo disseminadas antes mesmo da abertura do evento.

Nesta segunda-feira, os alunos do Grêmio Estudantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo José Diel apresentaram a história “Deu a louca nos contos de fadas” para os pequenos da Escola Ruth Markus. “É interessante a união das escolas. Um gesto muito bonito de os adolescentes que entraram em nossa escola e se integraram aos menores”, comenta a coordenadora da Ruth Markus, Sabrina dos Santos. 

Durante a programação da feira, a Hora do Conto vai persistir porque será uma das atividades presentes durante todos os quatro dias do evento.

Programação

A feira abre nesta terça-feira (23), às 19h30min com o grupo Vocal em Cena. Na quarta-feira (24), o escritor Dilan Camargo, autor de “Diário sem data de uma gata” e outros títulos, passará o dia no evento. Ele fará um bate-papo com as escolas e ás 17h, dará autógrafos.

Ainda na quarta-feira, às 19h30, ocorre a palestra de Cury no Centro Comunitário Cristo Rei. Depois, dará autógrafos no local.

No dia 25, quinta-feira, é a vez de Duca Leindecker, cantor e guitarrista que em 2012, formou a banda Pouca Vogal, com Humberto Gessinger. Ele fará palestras durante o dia e pocket show à noite.

Ainda no dia 25, o escritor Caio Ritter, autor de vários livros, com os quais recebeu algumas distinções literárias, como os prêmios Açorianos, estará presente na Feira, dando autógrafos. Durante o evento haverá visitação das escolas, atividades culturais e Hora do Conto.

A feira encerra dia 26, sexta-feira, às 17. Durante o dia haverá visitação das crianças e escolas. Hora do Conto e atividades culturais.

Matéria: Andreia Rabaiolli
Fotos: Jéssica Taís Scheeren

Nenhum comentário: