Estrela-RS engaja-se para aumentar aleitamento materno


Estrela engaja-se para aumentar aleitamento materno

Com a premissa de que “somos todos mamíferos”, técnicos e enfermeiros são capacitados a orientar mães que sofrem dificuldade no processo de amamentar

Estrela deseja incentivar a amamentação até os dois anos de vida do bebê e está empenhada em acolher mães que apresentarem dificuldade no aleitamento. Nesta quinta-feira (28) a Secretaria da Saúde de Estrela promoveu uma capacitação com enfermeiros e técnicos de enfermagem na sede da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), estudando casos clínicos de mulheres que passam por dificuldade no processo de amamentação. O objetivo, segundo a psicóloga Eliana Fernandes Cattoi, foi debater a melhor forma de os profissionais ajudarem as mães que se encontram em tais situações. 

Apesar de ser instintivo na mãe, amamentar não é tão fácil quanto se imagina. No processo podem surgir inflamações, fissuras e dores. “Cada dupla mãe/bebê existe uma série de cuidados. E cada caso é diferente”, explica Eliana. Segundo ela, a vida moderna pode ser um entrave ao aleitamento: o estresse de mães que trabalham fora e a própria competição de marcas de leite em pó contribuem para o contrário. “Os enfermeiros e técnicos precisam saber acolher e explicar sobre os prós e contras da amamentação.”

Dica

A dor na mama é queixa freqüente entre as mães que amamentam. Conforme Eliana é possível transformar essa reclamação em laços de afeto com uma simples mudança da posição e da mamada. O jeito de pegar o bebê faz diferença. A psicóloga sugere: “É preciso colocar o bebê no braço, apoiar barriga com barriga e cuidar para que a boca dele abocanhe a auréola”.

Matéria e foto: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: