Prefeitura de Estrela - Parque Princesa do Vale se transformará no palco principal das celebrações farroupilhas


Equipe da Secultur de Estrela-RS
Divulga Semana Farroupilha 


Rádio Studio FM 98.3 de Estrela-RS


Parque Princesa do Vale se transformará no palco principal das celebrações farroupilhas

Com fandango, shows, desfile de entidades e acampamento tradicionalista no Parque Princesa do Vale, Estrela movimenta a Semana Farroupilha com uma programação robusta para festejar a história dos heróis farrapos

O Parque Princesa do Vale em Estrela (Parcão) vai aguentar um “repuxo gaúcho” para embarcar no clima das comemorações farroupilhas. Será o palco principal das comemorações que enaltecem o espírito dos heróis farrapos e deve abrigar no acampamento campeiro, tradicionalistas - prendas e peões - que fazem de setembro, um motivo a mais para evocar o brio da gauderiada.

Em Estrela, a Semana Farroupilha abre no domingo (14), com a alvorada festiva e o encontro dos cavalarianos dos dois Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) do município, Raça Gaudéria e o Estrela do Rio Grande, mas o esquenta já inicia no sábado (13) com a chegada da chama crioula ao Parcão. Conduzida pelos homens do Raça Gaudéria, a chama deve arder até o encerramento, no sábado seguinte.

No sábado à noite o costelão na vala e fandango com animação do Grupo Os Centauros, prometem agitar o lugar que é usualmente usado para exercícios físicos. O Parcão vai virar um recanto gaúcho. O bailão, promoção do CTG Raça Gaudéria, feito para tropeiro nenhum botar de defeito deve se estender até a madrugada. Afinal, gaudério gosta de um bom entrevero. 

Infraestrutura

O Parque recebe toda a infraestrutura para as comemorações. “Serão montados quatro piquetes e haverá espaço para acampamento”, salienta o coordenador de eventos da Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela (Secultur) Douglas Daroit. Os CTGs vão construir um forno para o boi no rolete que será servido no feriado de sábado (20). Churrasqueira também estará à disposição para os integrantes do acampamento. Segundo Daroit, quem quiser fixar barracas durante a semana terá acesso liberado. Tradicionalistas e seus amigos vão vivenciar em Estrela, pela primeira vez, a tradição campeira gaúcha. Esta é a primeira vez que o município monta um acampamento no Parcão. A entrada é gratuita tanto para acampar quanto para assistir aos shows e a expectativa é de que a comunidade participe dos festejos farroupilha. Conforme Daroit, a programação tem como objetivo integrar os CTGs. “Para os tradicionalistas, era um sonho ter uma festa desse tipo.”

A estrutura armada para os festejos foi possível graças a Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O município investirá 150 mil nas celebrações farrapas, dinheiro proveniente da LIC. “Cinco empresas proporcionaram por meio da Lei de Incentivo, a oportunidade para CTGs e município poderem articular a programação.”

Programação

Durante a Semana Farroupilha, o Parcão receberá cinco shows de artistas de repercussão no Rio Grande do Sul: Os Centauros, Os Campeiros, Grupo Quinteto Canjerana, Grupo Bate Casco e Tchê Guri, faz o grande final. Com café campeiro, almoços e jantares, a gastronomia também será destaque no acampamento.

Na quinta-feira (18), o acampamento recepciona as escolas do município, a partir das 9h. Os estudantes assistirão a uma peça de teatro bem no estilo gauderio. “Mas Bah tchê, como é grande o meu Rio Grande”, deve despertar o orgulho dos alunos gaúchos e a ensinar a amar o Estado, que tem um povo hospitaleiro e audaz.

13 de setembro (sábado)
20h30 – Jantar com costelão gaúcho na vala
22h30 – Fandango no Parcão com Os Centauros

14 de setembro (domingo)
6h – Alvorada festiva
7h- Café Campeiro
10h – Missa Crioula
12h – Almoço Campeiro
16h – Show com Cristiano Quevedo

15 de setembro (segunda-feira)
7h Café Campeiro
12h- Carreteiro de integração
20h – Jantar campeiro
21h – Apresentação artística

16 de setembro (terça-feira)
Café, almoço e jantar típico durante o dia
21h – Show com Os Campeiros

17 de setembro (quarta-feira)
Café, almoço, culto e jantar durante o dia
20h30 – Recital de violão
21h – Show com Quinteto Canjerana

18 de setembro (quinta-feira)
9h e 14h – Integração com as escolas
10 e 15h – Teatro para os alunos
21h – Show com grupo Bate Casco

19 de setembro (sexta-feira)
18h30 – Show com Maragato Missioneiro
20h – Show com Amigos do Sul

20 de setembro (sábado)
7h- Café Campeiro e mateada
8h30 – Desfile Cívico Farroupilha
12h – Almoço- Boi no rolete
16h – Encerramento com show do Tchê Guri

Matéria e foto: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: