Na Secultur de Estrela, mestre em turismo expõe a importância de o Vale do Taquari se reiventar


O Vale do Taquari deve se reinventar nas ofertas de atrações

Na Secultur de Estrela, mestre em turismo expõe a importância de o Vale reinventar seus produtos turísticos. Curso atrai pessoas interessadas no setor

Empreendedores, turismólogos, professores e profissionais ligados ao turismo debateram o desenvolvimento do segmento na região e fortaleceram o aprendizado com a mestre na área, Claudiana Castro. O curso de sensibilização ao turismo, feito na Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela (Secultur) – um dos prédios turísticos da cidade – mostrou como a temática impulsiona a economia de uma região e a importância de a comunidade se mobilizar no segmento, para ter um turismo sustentável e continuamente revigorado. Para Claudiana, o Vale não tem apenas potencial, mas sim atrativos e pontos turísticos. Suas rotas, natureza, eventos gastronômicos e locais do interior chamam a atenção dos visitantes. O ponto central que Claudiana coloca é que assim como qualquer região turística, o Vale deve se reinventar constantemente nas ofertas de atrações, produtos, roteiros e eventos. “O turismo é uma atividade que precisa incansavelmente reiventar-se: o que de novo tem no roteiro que faz com que as pessoas voltem?”, indaga a turismóloga, proporcionando reflexão. 

Claudiana acentua que o turismo é uma construção coletiva, ou seja, é preciso incutir essa cultura de recepcionar e agir bem desde o frentista, passando pelo dono do hotel ao poder público, todos devem estar sintonizados em saber acolher, passar informações corretas sobre os acessos e os eventos da cidade. Para ela, o turismo é muito mais do que atender bem, é oferecer qualidade. “Um hotel deve ter bom chuveiro e cama. Em restaurantes, há pessoas com intolerância ao glúten e a lactose: é preciso ter também esse olhar. O tema envolve boas práticas, organização e higiene.”

Acolhimento

O curso feito na Secultur é promovido pela Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales) forneceu uma visão geral sobre a atividade, informando aos presentes o conceito e os benefícios do turismo. Tido como o Vale do Acolhimento, slogan que a Amturvales utiliza para mostrar a hospitalidade típica dos cidadãos, a região possui rotas turísticas que retratam as belezas, o modo de vida e a gastronomia local.

Contêiner sustentável

A demonstradora de cosméticos Suzete Schüler participou do curso na Secultur para saber transmitir informações turísticas com maior precisão. Ela trabalha em uma empresa de cosméticos que criou um contêiner sustentável na cidade de Imigrante e que passa a fazer parte do Roteiro Delícias da Colônia, trajeto envolvendo Estrela, Colinas e Imigrante. Acredita que saber informar corretamente é uma forma de acolhimento. “Poder indicar locais onde as pessoas possam ir é importante.”

Matéria: Andreia Rabaiolli
Foto: Jéssica Taís Scheeren

Nenhum comentário: