Secretaria da Educação de Estrela-RS - Olimpíada da Língua Portuguesa divulga vencedores da etapa municipal


Olimpíada da Língua Portuguesa divulga vencedores da etapa municipal

Na sexta-feira (29), a Secretaria de Educação de Estrela divulgou os vencedores da etapa municipal da Olimpíada da Língua Portuguesa, que este ano tem como tema “Escrevendo o Futuro”. Quatro jovens escritores do município foram escolhidos entre diversos textos apresentados. Nesta edição da Olimpíada foram apresentadas quatro categorias: poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião.

O concurso é promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú e o Cenpec e abrange as redes municipal, estadual e privada de ensino. No país, mais de 5 mil municípios inscreveram-se para participar. Em Estrela, 13 textos foram avaliados.

A escola estadual Vidal de Negreiros arrematou três categorias. A aluna Caroline Kaufmann foi a vencedora com o poema A estrela que caiu do céu. Na categoria crônica, o aluno Iury Neres Mendes venceu com o texto Coitadinha da Dona Edith. Já a estudante Taís Caroline Endres ficou em primeiro lugar com o artigo de opiniãoDi(ad)versidades à beira do asfalto. A última categoria em disputa, de memórias literárias, contemplou a estudante Bianca Almeida Dresch, da Escola Municipal Cônego Sereno Hugo Wolkmer como vencedora. A menina apresentou o texto A vida antes e depois da 2ª Guerra Mundial baseado em memórias da sua avó. “Sempre gostei de ler e escrever. Minha avó me inspirou muito, por isso resolvi contar essa história”, lembra. Os textos selecionados passam para a etapa estadual, que terá até o dia 10 de setembro para apresentar aqueles que seguem para a etapa nacional. 

Conforme a presidente da comissão avaliadora, Patrícia Branco, da Secretaria de Educação de Estrela, houve um acréscimo de textos nesta edição. “A cada ano mais alunos se interessar por enviar suas produções”, ressalta. A Olimpíada também movimenta as escolas, professores e diretores, que recebem material de estudo e realizam apurações internas.

Matéria: Jônatas dos Santos
Foto: Jéssica Taís Scheeren

Nenhum comentário: