Drogadição: 2ª parte - Por Andrea Mussnich

Drogadição: 2ª parte

Hoje falarei um pouco sobre co dependência e brevemente o conceito de co dependente que é aquela pessoa que deixa o comportamento de outra pessoa controlar o seu. Tudo começa com o fato de nos encontrarmos ligados (por amor, obrigação ou dever) a alguém muito complicado,com problemas,no caso aqui dependente químico.O co dependente foge de si mesmo e fica ao lado do dependente.

A co dependência se caracteriza por um distúrbio acompanhado de ansiedade, angustia e compulsão obsessiva em relação à vida do dependente químico. São apresentados comportamentos como minimização de problemas, tentativas de controlar, proteger e assumir responsabilidades e as conseqüências dos atos do dependente. Às vezes, sem terem conhecimento reforçam o uso da droga pelo dependente, como também justificam para si mesmos, a capacidade de não mudar diante da situação e da própria estrutura familiar doentia.

A co dependência, em sua relação com o dependente químico, mantém o mesmo padrão de dependência que o dependente químico mantém com a droga. Na co dependência, o cuidar e controlar o outro se torna prioridade e há um desejo irresistível desses cuidados e controles.

Infelizmente, muitas famílias estão imersas em situações problemáticas, mas preferem a acomodação à transformação. Afinal, transformação requer disciplina, trabalho e gera desconforto. Muitas vezes conviver com um problema conhecido é mais fácil. A negação do problema é uma forma de manter a doença, evitar os sentimentos de medo e culpa.

O membro viciado torna-se o foco principal da família, mobilizando os demais para assumir seus cuidados de maneira compulsiva. Muitas vezes famílias com esta problemática são aquelas em que não existe diálogo, cujo pai é ausente e ou omisso, não assume responsabilidades pela educação dos filhos, cuja mãe é superprotetora.

Em relação ao tratamento, psicólogos indicam psicoterapia individual e a psicoterapia familiar, com freqüência a reuniões de grupos.

O reconhecimento e tratamento da co dependência também é fundamental no tratamento do dependente químico em muitos casos o auxilio ao dependente químico inicia com o tratamento dos familiares. E estes, ao compreenderem e tratarem a co dependência tem grandes chances de, com uma nova postura,auxiliarem o dependente químico de maneira efetiva.

Os familiares acabam entendendo que para enfrentar dificuldades e problemas, é necessário, partir de dentro pra fora, com esforço, determinação e empenho e, ainda, que aconteça de forma mais natural e autêntica. Acreditando que cada um pode crescer dentro de suas próprias escolhas, permitindo-lhes encarar ou assumir as conseqüências em relação às mesmas.

Nenhum comentário: