Secretaria da Educação de Estrela - Professores farão em outubro testes de visão em alunos


Professores farão em outubro testes de visão em alunos

Alunos com mais visão para melhorar o aprendizado escolar. Este é o objetivo de Estrela ao promover, de 6 a 10 de outubro, a Semana da Acuidade Visual. A data mobilizará profissionais da Saúde e da Educação que verificarão como está a saúde visual dos estudantes na rede pública.

Professores treinados pela Secretaria da Saúde farão a aplicação dos testes em cinco escolas do município: Odilo Afonso Thomé, Ruth Markus, Escola Infantil Criança Feliz, Escola Estadual 20 de Maio e Escola Indígena. Conforme a enfermeira Leandra Baldissarelli, cerca de 600 estudantes serão impactados. “Os testes de visão vão ser aplicados em colegiais a partir dos 6 anos. Em crianças menores é difícil fazê-las com que identifiquem letras e sinais.” Os estudantes que apresentarem dificuldade na interpretação serão conduzidos a avaliação pelos médicos dos postos de saúde que farão o encaminhamento ao oftalmologista. “A consulta oftalmológica é gratuita.”

Teste e triagem

Nas cinco escolas, os exames serão realizados com aplicação da tabela de Snellen, que é o sistema padrão universal para avaliar a visão. Consiste em ler linhas de letras, as quais vão diminuindo até ficarem minúsculas. Cada linha na tabela representa um nível de nitidez que dará a graduação da visão. “O estudante necessitará acertar letras e sinais até a sexta linha a uma distância de cinco metros”, informa Leandra.

Os professores que farão os testes foram instruídos em agosto pela equipe da Saúde. “A capacitação envolveu o ensino de como se deve avaliar os alunos, a distância que a criança deve ficar da tabela, número de acertos e iluminação.” 

Saúde na escola

A mobilização de professores e profissionais da saúde faz parte do Projeto Saúde na Escola. Conforme Leandra, os educadores conseguem identificar mais facilmente do que pais a dificuldade de visão entre crianças e adolescentes. Estudante que aperta os olhos aproxima demais o livro e reclama de dor de cabeça pode apresentar pressão nos olhos. Comprovada a deficiência e corrigida a falha, os alunos ficam mais dispostos a estudar e prestar atenção em aula.

Matéria: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: