Grupo Conpasul projeta implantação total do Programa 5S


Grupo Conpasul projeta implantação total do Programa 5S 

O setor de Saúde, Segurança e Qualidade (SS&Q) das empresas do Grupo Conpasul desenvolve desde 2011 a renovação do Programa 5S em todas as unidades do Grupo. Neste sábado, dia 23, ocorre a reimplantação do Programa no Centro Administrativo, localizado em Estrela. 

Uma programação especial foi elaborada para envolver todos os funcionários, que já contaram com treinamentos específicos sobre o Programa. “Unidades em Goiás, Minas Gerais, Bahia e diversas localizadas no Rio Grande do Sul já aderiram ao Programa. O objetivo é que o mesmo seja implantado em todas as nossas filiais”, explica a gerente de SS&Q, Luciane Sifuentes Barretos.

A cada reimplantação do Programa 5S é promovido o Dia D, quando todos os funcionários se reúnem em um grande mutirão. Avaliações são realizadas periodicamente com o objetivo de se manter o padrão e a organização do ambiente. De acordo com Luciane, o Programa 5S visa reduzir desperdícios, aumentar a produtividade e o bem estar dos funcionários, sempre primando pela segurança de todos. É um programa participativo, que influência os funcionários a adotarem hábitos saudáveis. 

A origem do Programa

O Programa 5S é assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (utilização,descarte), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (saúde, higiene, segurança) e Shitsuke (autodisciplina,padronização). Tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a qualidade total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação e Marketing – Grupo Conpasul

Nenhum comentário: