Estrela-RS - Grupo de adolescentes da Escola Leo Joas “estuda” para fazer escolhas acertadas


Grupo de adolescentes da Escola Leo Joas “estuda” para fazer escolhas acertadas

Vinte e cinco alunos entre 13 e 15 anos da maior escola municipal de Estrela, a Leo Joas, estão engajados em um projeto de vida: se conhecerem melhor para fazer escolhas adequadas no futuro. As aulas na verdade são oficinas dadas por médicos e psicólogos da Unimed que querem fazer dos jovens sujeitos da própria história. É o Programa Adolescer que foi colocado em ação para capacitar estudantes a assumir um projeto de vida. A Escola Leo Joas foi à única contemplada no município para receber o projeto. 

O objetivo geral é proporcionar espaço de construção para o adolescente pensar, falar, trocar ideias e viver a sexualidade de uma maneira mais segura e saudável. No primeiro encontro, feito nesta quarta-feira (20), os estudantes receberam a Cartilha do Aluno e travaram contato com os profissionais que vão acompanhar o grupo até novembro. É muito mais do que palestra, são orientações para viverem bem. A psicóloga do Programa Adolescer, Daniela Graef explica que durante 14 encontros, as informações serão trabalhadas de forma dinâmica e interativa com os adolescentes para que se possa promover ponderações sobre temas palpitantes do universo deles. “O mundo vive em excesso de informações, mas quando sentamos para conversar com adolescentes, percebe-se que muitas vezes eles não conseguem assimilar informações. Os encontros propiciam vivências e reflexões.”

As reflexões são o principal componente de autoconhecimento, tema que é abordado já nas primeiras vezes. O que os profissionais buscam é promover a autoestima para os alunos sentirem-se capazes de buscar seus propósitos. ”O autoconhecimento traz a autoestima que é importante para motivar para um projeto de vida.”, explica Daniela. O estudante que se sente capaz terá motivação para determinar o tipo de projeto que ele quer montar em sua própria vida. “Aquele que se julga desvalorizado não se acha com capacidade de fazer um bom projeto de vida”, salienta.

Aprendizado

Nas oficinas do Programa Adolescer, debater a sexualidade é uma forma de promover a conscientização sobre um tema que borbulha no mundo adolescente. Os profissionais que orientam os estudantes miram a prevenção, essa é a mola propulsora do projeto. Eles abordam a questão da sexualidade com perícia e de uma forma que os adolescentes possam se sentir a vontade para indagar e interagir. O que a gravidez precoce pode interferir no projeto de vida do adolescente? Essa é uma questão que ajuda o jovem a refletir e fazer suas próprias escolhas. “O jovem tem de buscar suas próprias respostas”.

O Programa Adolescer foi festejado na escola Leo Joas. A diretora Teresinha Maria Negri salienta a satisfação de a instituição ter sida contemplada. “A expectativa é de que os adolescentes se preocupem mais com sua saúde e com o próprio corpo.”

Tirando dúvidas

A aluna Alana Reinehr (13) se inscreveu no Programa Adolescer para se conhecer, aprender sobre o corpo fora das aulas de biologia e debater com os profissionais sobre relacionamentos interpessoais e as condutas que deve seguir com sua família, amigos e na escola. Ela espera que médicos e psicólogos possam esclarecer suas incertezas. “Ter o projeto na escola é uma ótima. São profissionais competentes que vão retirar minhas dúvidas”, diz ela mostrando a cartilha do adolescente.

Temas trabalhados

Eu: autoconhecimento, autoestima e autocuidado;

Descobrindo meu corpo: anatomia, fisiologia da resposta sexual humana;

Curtindo a adolescência: relacionamentos;

Aprendendo a prevenir: gravidez e anticoncepção;

Diferentes sim, desiguais não: sexualidade, gênero, direitos sexuais e reprodutivos;

Doenças sexualmente transmissíveis: DSTs – prevenção

Futuro: decisões para um projeto de vida.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

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