Equipe de Estrela-RS irá aos bairros em agosto conscientizar sobre Semana de Aleitamento


Equipe de Estrela irá aos bairros em agosto conscientizar sobre Semana de Aleitamento

Estrela abre nesta sexta-feira (1) a Semana Municipal de Aleitamento Materno. Até o dia 7 de agosto, o município realiza atividades e palestras em locais de concentração de mulheres enfatizando a importância da prática da amamentação. A promoção da Secretaria da Saúde de Estrela objetiva conscientizar sobre as vantagens do aleitamento exclusivo até os seis meses de idade para o bebê. Os benefícios são maiores do que as mães podem imaginar. “O leite materno é suficiente até o sexto mês. É um alimento que vem pronto, não precisa nem esquentar”, salienta a enfermeira Leandra Baldissareli. Além de alimento nutritivo, o aleitamento estreita os vínculos entre mãe e bebê, tornado forte os laços afetivos.

O leite materno tem todas as qualidades nutricionais para que a criança cresça forte e mantenha a imunidade. Leandra acredita que com as campanhas realizadas em Estrela, as mamães tenham aumentado a conscientização. Conforme a técnica em enfermagem Cléria Zwirtes, a Secretaria da Saúde motiva o hábito durante todo o ano nos postos de saúde e nas salas de vacinação. “Desde o início da gestação até o fim do pré-natal as mães são orientadas a amamentar. O leite materno previne até mesmo doenças na vida adulta”, informa Cléria, que vive em eterna campanha a favor de uma alimentação saudável para os recém-nascidos. “Não existe leite fraco.”

Consciente

Aos 22 anos, Roseli Alves de Andrade é mãe de Isabele, que aos dois meses de idade, mama e dorme como tem de ser com todo bebê saudável. Ela acredita nas campanhas de aleitamento e quer manter a amamentação exclusiva. A secretaria incentiva o hábito durante todo o ano nos postos de saúde em conversas cotidianas nas salas de vacinas, nos grupos existentes nas unidades sanitárias desde o início da gestação e no início do pré-natal.

Programação

Na segunda-feira (4), às 14h, a equipe de saúde estará no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Imigrantes. Palestrará sobre Fortalecimento de Vínculos e Aleitamento Materno

Na terça-feira, dia 5, à tarde, a atividade será na UBS Moinhos. O tema: Aleitamento Materno

Na quinta-feira, dia 7, às 13h, a equipe estará no Bairro Boa União, divulgando informações para o Grupo de Sala de Espera sobre Aleitamento Materno

Matéria e foto: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: