Gert Schinke – A vida na Terra poderá ser insuportável


Gert Schinke – A vida na Terra poderá ser insuportável

Na sexta-feira, dia 11 de outubro de 2013, tendo por local o ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio de Estrela, ocorreu palestra e lançamento do livro do ecologista Gert Schinke.

Gert morou em Estrela por muitos anos, é filho do escritor Werner Schinke e da museóloga Gisela Schinke, que o acompanharam na ocasião.

O evento foi promovido pela Aepan-ONG – Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural, com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Escola citada.

Diversas autoridades municipais e convidados estiveram presentes: Primeira Dama Carine Schwingel; secretários municipais Marco Aurélio Wermann e Hilário Eidelwein; coordenador da Defesa Civil Jorge Both e sua esposa Sueli Bee; membro do IHGVT – Roque Schwertner; editora do Caderno de Variedades do Jornal Folha de Estrela – Adriana Lara; diretora da Escola Zaira Junqueira; integrante do Conselho Escolar Adir Lina Biberg; Airton Engster dos Santos – diretor da Aepan-ONG , professores, funcionários e alunos da instituição de ensino.

Os trabalhos foram coordenados pelo jornalista Paulo Roberto Pochmann de Quevedo, editor chefe do Jornal Folha de Estrela.

Na abertura, Airton Engster dos Santos destacou a participação de Gert Schinke na fundação da Aepan-ONG em 1992. Inclusive seus pais, Werner e Gisela são sócios fundadores da entidade ecológica.

Por sua vez a primeira dama, Carine Schwingel, disse que a promoção de palestras com temas sobre a preservação ambiental e natural sempre se reveste de grande importância, principalmente quando é para juventude. Enalteceu o trabalho da família Schinke na área cultural do município de Estrela.

Gert Schinke falou para uma platéia atenta e curiosa, que acompanhou com interesse cada detalhe. O conteúdo surpreendeu a todos pelas imagens e dados apresentadas pelo ecologista.

Disse que ao persistir o atual modo de consumo da população, com a conseqüente destruição da natureza, a vida na Terra se tornará insustentável. O Planeta está virando uma lixeira, afirmou.

Com relação à mobilidade urbana, Gert defende a construção de ciclovias e o transporte coletivo de qualidade para população.

No que se refere ao esgotamento sanitário, Gert prefere as pequenas ETEs – Estações de Tratamento de Esgoto pois as considera mais ecológicas do que as mega estruturas.

Falou com saudade das praias de cascalhos do Rio Taquari, nas quais tomava banho quando menino. Hoje o manancial está sofrido com tanto esgoto e lixo que são jogados em suas águas, lamentou o ecologista.

Por fim, Gert apresentou e autografou exemplares de seu livro “ECOPLAMENTO” que aprofunda os conteúdos sobre ecologia, sendo que o mesmo pode ser adquirido na Livraria O Paladino.

Gert, que viveu em nossa cidade por muitos anos, agora reside em Pântano do Sul – Ilha de Santa Catarina, de onde veio para lançamento de seu livro em Estrela e Lajeado.

Texto e Fotos – Priscila Rodrigues





























Nenhum comentário: