Estrela-RS - Jornada de Combate às Violências e pela Cultura da Paz teve abertura na Câmara


Jornada de Combate às Violências e pela Cultura da Paz teve abertura na Câmara

Autoridades municipais, profissionais da área e representantes de entidades participaram, na segunda-feira (1º), na Câmara de Vereadores de Estrela, da abertura da Jornada de Combate às Violências e pela Cultura da Paz.

O secretário de Saúde Elmar Schneider, destacou que é preciso criar uma rotina de combate às violências, visíveis e invisíveis, que atingem a todos os membros da sociedade. Para ele, é fundamental recuperar o respeito entre alunos e professores, pais e filhos, e entre cidadãos. “Vivemos em uma sociedade de violência e os números que motivaram este trabalho são preocupantes”, revela.

Já o vice-prefeito Valmor Griebeler disse que Estrela tem nas pessoas a sua maior riqueza. Disse que o Governo vem buscando realizar programas que sejam modelo para o Estado, como é o caso do combate às violências. “Um Governo deve se preocupar com obras, mas, acima de tudo, com a felicidade das pessoas. Uma cultura de paz é a melhor forma de termos cidadãos com mais qualidade de vida”, salienta.

A jornada estende-se até o mês de novembro e será dividida entre palestras com especialistas e Mutirões da Paz, que ocorrerão nos bairros Imigrantes e Moinhos. As palestras iniciam-se na quarta-feira (2), às 19h, na Sociedade Ginástica Estrela (Soges). O evento terá abertura com o promotor Daniel Cozza Bruno e, em seguida, fala do psiquiatra Rafael Moreno que abordará as violências na escola. No dia 8 de outubro, no mesmo local e horário, a psicóloga Catula Pelisoli abordará o tema “Os sete erros na avaliação de abuso sexual contra crianças e adolescentes”. Ainda no dia 8, à tarde, às 14h, a Jornada traz palestra com a monja zen budista Coen Sensei, renomada em palestras que abordem a cultura de paz. O ciclo continua no dia 15 de outubro, às 19h, com o mestre em Educação Eduardo Saraiva, que fala sobre gênero e violência. O encerramento das palestras dá-se no dia 28, com o obstetra humanista Ricardo Jones que abordará a humanização no nascimento. Todas as palestras são gratuitas e os interessados poderão obter certificação de participação preenchendo uma ficha presente no folder do evento.

Matéria e foto: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: