Cracie – Qualidade de Vida para o Idoso Estrelense



Cracie – Qualidade de Vida para o Idoso Estrelense

A população de Estrela está vivendo mais. O número de idosos aumenta a cada ano, conforme dados do IBGE.

Mas só longevidade não significa qualidade de vida. Por isso procuramos João Pedro Stacke, Coordenador do Cracie – Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense, para saber sobre as atividades propostas e desenvolvidas com esta parcela considerável de cidadãos do nosso município.

O Gracie integra a nova Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação – SEDESTH, cujo secretário é Cristiano Nogueira da Rosa.

Segundo Stacke, idoso no Brasil é considerado a partir do momento em que completa 60 anos de idade.

Em Estrela o Gracie atende 23 grupos de idosos, nos bairros e interior do município. Cada grupo tem seu coordenador.

Todo dia à tarde tem encontro com um dos grupos, obedecendo a um calendário pré-estabelecido. 

O Coordenador do Gracie disse que os objetivos dos encontros são: Integração entre os membros de cada grupo; Estreitamento dos laços afetivos; Discussões e reflexões de acordo com interesse de cada grupo; Desenvolver a auto-estima através de dinâmicas físicas e desta forma o resgate da cidadania. Inclusive orientações sobre questões relativas à segurança patrimonial e monetária.

Stacke afirmou que é muito importante para saúde física e mental do idoso estar em movimento, não parar. Todos são incentivados a participar e a freqüência é ótima.

Nos encontros são levadas mensagens para reflexão dos grupos. Dicas para viver melhor, como rir, cantar, atividades físicas, contos, saúde. Maneira de sentar, deitar ou levantar. Abraçar os filhos, netos, amigo, animal de estimação. Viver enquanto estiver vivo com qualidade de vida, pede o Coordenador.

Depois das atividades com orientadores fazem brincadeiras de salão. No final é servido um chá acompanhado de doces e salgados.

Durante cada encontro é feito o momento de Notas e Avisos, sobre altas e baixas hospitalares, eventos do município e campanhas diversas. Stacke contou que os idosos gostam muito de participar de campanhas, são solidários.

Também existe o momento do abraço. Todos os idosos recebem presentes no aniversário, e os tradicionais Parabéns pra Você...

Em cada mês um grupo promove um baile, algumas vezes com músicos voluntários. Além disso, interagem com grupos de idosos de outros municípios. O baile é bom momento para acabar com o sedentarismo, pois se somando a dança é realizada outras atividades durante o encontro.

No dia 11 de dezembro, vai ocorrer o encerramento das atividades do Gracie no ano. Todos participantes de grupos são convidados. Algumas atividades já estão sendo planejadas como: Momento Ecumênico; Chimarrão; Maquiagem; Sorteios; Musica; Dança; e muitas surpresas que Stacke não revelou.

Junto com Stake trabalham no Gracie de forma direta: João Batista Martins, professor de educação física; Reinaldo Kerpen, professor de música que também atua no Coral do Gracie. Somando-se a eles, outros profissionais da SEDESTH auxiliam nas atividades propostas, contando sempre com apoio e incentivo do Secretário Cristiano Nogueira da Rosa.

Para finalizar o Coordenador do Gracie comemora a criação do Conselho Municipal do Idoso, que vai tratar das questões que dizem respeito ao Estatuto do Idoso, como forma absoluta de respeito aqueles que contribuíram para grandeza de Estrela. 

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos
Matéria Publicada no Jornal Folha de Estrela

Nenhum comentário: