Paróquia Santo Antônio de Estrela - Coral Santa Cecília o mais antigo do Brasil




Sociedade Santa Cecília de Estrela - O coral mais antigo do Brasil 

O Coral da Sociedade Santa Cecília da Paróquia Santo Antônio de Estrela é o coro mais antigo em atividades ininterruptas no Rio Grande do Sul, e em todo o Brasil. Segundo o professor e pesquisador, Leônidas Erthal, provavelmente o Coral Santa Cecília é ainda muito mais antigo do que afirma seu estatuto, conclusão tirada nos documentos da época, comprovando que o Coral já estava em pleno funcionamento quando se decidiu organizar a Sociedade. Neste ano de 2013 o Coral completa cento e trinta e sete anos de atividades, sobrevivendo a várias gerações. 

Em 25 de abril de 1876, setenta e dois paroquianos, juntamente com o Vigário Padre Francisco Schleipen, quando Estrela ainda pertencia ao município de Taquari, criaram a Sociedade Santa Cecília. 

O estatuto original era formado de treze artigos e foi assinado pelos sócios fundadores. 

Os ensaios eram realizados a cada domingo uma hora antes da missa, nas assembleias gerais e cada quarta-feira antes da lua cheia, às dezenove horas. 

Erthal afirma que o professor Nicolau Mussnich foi um dos regentes, mas não sabe precisar a data de início de sua passagem pelo Coral. “Deduzimos que sendo professor, músico, sócio fundador da Sociedade, pela quantidade de partituras por ele trabalhadas, deve ter sido um dos primeiros regentes e deve ter permanecido até o fim de sua vida (30/09/1909)”. 

Apesar do tempo que passou desde a fundação, das grandes guerras e a perseguição da língua alemã, a Sociedade conseguiu perseverar em bom estado os estatutos originais e muitas partituras em latim e alemão dos séculos XIX e XX. 

Hoje, a Sociedade conta com aproximadamente quatrocentos e cinquenta sócios. Mantém um coral formado por cerca de vinte cantores, um organista e um regente, apresentando-se todos os primeiros domingos de cada mês na missa, na Igreja Matriz de Estrela. Ocasionalmente participa de festivais e encontros de coros, festas e outros eventos. 

Texto e Fotos – Airton Engster dos Santos


Banda Santa Cecília de Estrela, fazia apresentações na década de 1930.

Nenhum comentário: