Acadêmicos do Curso de Agronegócio da Faculdade La Salle visitaram duas propriedades rurais no interior de Westfália



Alunos do Agronegócio têm aula prática em Westfália

No dia 20 de abril, os acadêmicos do Curso de Agronegócio da Faculdade La Salle visitaram duas propriedades rurais no interior de Westfália.

A primeira propriedade visitada foi de Nelson e Rosane Goldmeier, que possui a primeira fase da Criação Terceirizada de Terneiras do Sistema de Recria da Cooperativa Languiru. É um sistema alternativo criado para atender produtores que querem se dedicar exclusivamente à produção de leite.

As terneiras recém-nascidas ficam até sete dias na propriedade de origem para receber o colostro. Na propriedade da família Goldmeier, os animais recebem leite em pó, ração pré-inicial e feno até dois meses de idade, permanecendo confinados neste período. Na segunda etapa, de dois a quatro meses, as terneiras são desmamadas e começa a adaptação à pastagem e espaço externo. Na terceira e última etapa, entre os quatro e seis meses, ocorre a adaptação à silagem de milho. Então, são feitos todos os testes de sanidade para os animais serem transferidos para outra propriedade que é a segunda fase, antes de retornar à propriedade de origem. O dono da novilha poderá colocar o animal à venda caso não tenha necessidade de renovar o plantel. A remuneração do recriador é diária e paga mensalmente.

Os alunos também conheceram uma nova espécie de pastagem, que é chamada de Áries e foi introduzida nesta propriedade no ano passado. É um pasto de alto valor nutritivo tenro e palatável.

A segunda propriedade visitada foi uma criação de cabras leiteiras da raça Saanen. Os alunos conheceram o manejo dos animais, a forma de ordenha, alimentação das cabras leiteiras e a forma de criação das fêmeas de reposição. Também tiveram explicações sobre a maneira de produção das forrageiras que são utilizadas no semi-confinamento.

Nenhum comentário: