Jornal A Hora do Vale destaca Exposição do Memorial da Aepan-ONG


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ADÃO HENRIQUE FETT 
PREFEITO QUE PILOTOU ESTRELA 

Recebi de Airton Engster dos Santos, diretor do Memorial Aepan-ONG, a solicitação para contribuir, com Dr. Werner Schinke, Flávio Jaeger e Eva Fett Ruschel, no enriquecimento da Exposição “Adão Henrique Fett – o Prefeito que pilotou Estrela”. A solenidade da abertura deu-se nesta segunda-feira, dia 15, estendendo-se até 20 de maio, na Câmara de Vereadores de Estrela. Após, segue para Biblioteca Pública Municipal. 

Adão Henrique Fett é nome de ponte, pela Lei n.º 2.212, de 31-5-1991, e de rua em Estrela, conforme a Lei nº. 3.186, de 31-12-1998, no Bairro Boa União, onde se localiza o Loteamento Popular. 

Empreendedor no Vale do Taquari 

A justa homenagem lembra um empreendedor, cidadão do Vale do Taquari, pois nasceu e se alfabetizou em Bom Retiro do Sul, fundou a empresa Spohr & Fett, concessionária Ford em Lajeado, fundou a empresa Fett & Einloft, concessionária Chevrolet em Estrela; fundou a Granja Cometa em Cruzeiro do Sul, aposentou-se e faleceu em Taquari. 

Adão nasceu em 12-8-1904, em Bom Retiro do Sul, filho de Jorge Fett e Paulina Arnt. Casou-se em 26-9-1925, em Lajeado, com Darcila Einloft, nascida em 8-11-1908, em Lajeado, e falecida em 1-7-1979, filha de Guilherme Einloft Sobrinho e Paulina Hermínia Sudbrack. Teve só a filha Eva (Fett Ruschel), residente em Estrela, tendo os netos José Henrique, Marlise Maria, Marília e Maria Raquel. 

Com 18 anos de idade, Adão foi ao Rio de Janeiro para assistir os festejos e Feira do Centenário da Independência do Brasil. No retorno por São Paulo, ficou com o amigo Luís Antunes, por três meses, para se especializar em mecânica e eletricidade. 

Pioneiro na aviação e comércio de automóveis 

O Serviço Militar fez na 3ª Companhia do Parque Aeronáutico, em Santa Maria, durante a Revolução Assisista, em 1923, onde concluiu, num ano, o concurso para Sargento da Aeronáutica com brilhantismo, fato destacado pelo Ministro da Guerra Setembrino de Carvalho no Boletim de sua visita à Região Sul. 

Tornou-se piloto profissional, brevetado com a Carteira nº. 311 do Aeroclube do Rio de Janeiro, onde foi seu professor Carlos Ruth, primeiro comandante da Varig. Ao mesmo tempo, aprendeu os rudimentos de comunicação por rádio, pioneiro como radioamador no Vale do Taquari. 

Em 1925, fundou em Lajeado a empresa Spohr & Fett, concessionária da Ford. Naquele ano, montou um automóvel de corridas e um avião monomotor, destruído por um temporal no potreiro de João Zart Sobrinho, atual bairro Americano. Como hobby, seu pioneirismo ensinou a Rúdi Uhrig e Egon Geiger a montar receptores e transmissores de rádio, aprendido no quartel. 

Pioneiro em radiofonia e avicultura 

Mudou-se para Porto Alegre, em outubro de 1928 - segundo “Despedida” noticiada pelo Alto Taquary, de 20-10-1928. Seu contato com radioamadores ficou mantido através da empresa importadora de Rádios Erla, Alfredo Rosselet, na Rua 15 de Novembro, nº 66, Porto Alegre. 

Em 1930, mudou-se para Estrela, para abrir a agência Chevrolet, sob a razão social de Fett & Einloft - conforme O Paladino, de 3-5-1930. Em 1933, montou no Passo de Estrela a famosa Granja Cometa, como pioneiro e o maior aviário de produção de ovos no Sul do Brasil - conforme Nova Geração, de 1-3-1969. 

Como voluntário na Revolução de 1930, transmitiu a notícia da derrubada do governo de Washington Luís ao povo de Estrela, pelo rádio, em 24-10-1930. 

Como a enchente de 1941 destruiu a Granja Cometa, Fett recebeu apoio de Alberto Dexheimer e da Madre Branca, diretora do Colégio Santo Antônio, para fundar a Importadora Alto Taquari, de Adão Fett & Cia. 

Ao mesmo tempo, como hobby, empenhou-se na abertura de uma escola de aviação civil, fundando o Aeroclube Alto Taquari. Foi seu primeiro presidente e instrutor - conforme Nova Geração, de 1-3-1969. Nesse período, também foi presidente da Associação Rural de Lajeado - segundo O Paladino, de 6-12-1941. 

Liderou o movimento para a fundação da Rádio Alto Taquari, em 10-7-1948. 

Prefeito duas vezes e deputado estadual 

Sua intensa contribuição na vida política iniciou como candidato a vice-prefeito de Estrela, nas eleições de 15-11-1947, perdendo com 2.572 votos. Em 1-11-1951, obteve 3.841 votos para prefeito municipal, com mandato de 31-12-1951 a 31-12-1955. Voltou à campanha política nas eleições estaduais e federais de 3-10-1958, elegendo-se 2º suplente à Assembleia Legislativa pelo PL, assumindo uma vaga no ano seguinte. Em 1967, recebeu o título de "Bombeiro Honorário do Rio Grande do Sul" e o de "Comendador do Porco", instituído pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos. Nas eleições de 10-11-1963, voltou a se eleger prefeito, com mandato de 31-12-1963 a 31-1-1969. Na Revolução de 1964, levou a salvo o governador Ildo Meneghetti para Passo Fundo. 

Abriu muitas novas estradas e ruas; construiu duas dezenas de pontes; perfurou poços artesianos; calçou e arborizou dezenas de praças, avenidas e ruas; montou turbinas e motores para Usina Hidroelétrica e estendeu mais de 100 km de eletrificação rural; construiu a nova prefeitura e o Parque de Exposições 20 de Maio; abriu dezenas de escolas; armou o Parque rodoviário, enfim, suas obras estão em meu livro Estrela Ontem e Hoje, pp. 99-100 e 104-106. 

Foi pioneiro em conceder uma entrevista coletiva à imprensa conforme O Alto Taquari, de 9-12-1967. Nas eleições municipais de 15-11-1972, concorreu para o terceiro mandato a prefeito, com o objetivo de angariar votos para a legenda da Arena, obtendo apenas 519 sufrágios. 

Faleceu na margem esquerda do Rio Taquari, junto ao Asilo Pela e Betânia, em Taquari, em 22-10-1984, sepultado no Cemitério Evangélico de Estrela.

Contribuição: Professor José Schierholt

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