Adão Henrique Fett: o prefeito que pilotou Estrela


Acontece nesta segunda-feira (15) a abertura oficial da Exposição "Adão Henrique Fett: o prefeito que pilotou Estrela". Será na sede da Câmara de Vereadores de Estrela, às 18hs.

A iniciativa da AEPAN-ONG conta com apoio da Secretaria da Cultura e Turismo do município, Câmara de Vereadores e da empresa O Paladino.

A Exposição

Adão Henrique Fett, falecido em 1984, foi prefeito de Estrela em duas oportunidades: (1952-1955) e (1964-1969), sendo eleito ainda deputado estadual suplente em 1958, assumindo como titular em 1960.

A Exposição, que permanece no mezanino da Câmara de Vereadores até o dia 02 de maio, é composta por uma mostra de documentos, fotografias e impressos que retratam a trajetória de homem público com notável talento e desempenho em diversas áreas. A coragem de um jovem de apenas 17 anos que vai para a Base Aérea de Santa Maria e torna-se grande conhecedor da aviação. O radioamador que, em épocas de cheias do Rio Taquari, passava as informações do Vale para a Defesa Civil do Estado, quando não existia outra forma de comunicação. A paixão por rádio o leva a criar, em 1948, a Rádio Alto Taquari, em parceria com Arnaldo Balvé, que mais tarde viria a ser padrinho de casamento de sua filha Eva Fett Ruschel.

Com uma visão empreendedora, Adão Henrique Fett organizou em 1947 uma grande empresa, a Importadora Alto Taquari, conhecida na região e Estado pela diversificação e qualidade dos produtos, inclusive importados. A ousadia na construção do novo prédio da Prefeitura de Estrela, em 1954, que chegou a ser considerado o Palácio do Governo Municipal. O civismo na instituição através de leis do Brasão (1953) e Bandeira (1968) do município de Estrela, ambos idealizados por seu grande amigo Lauro Reinaldo Müller.

A determinação para salvar o governador Ildo Meneghetti na Revolução de 1964, com quem manteve sólida amizade. O incentivo para instalação em Estrela da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos. A construção do Parque 20 de Maio e a realização da Femai 1966 e 1968, que garantiu a divulgação de Estrela em todo território do Rio Grande do Sul. O prefeito empreendedor que construiu pontes e escolas, abriu estradas e ruas, implantou redes elétricas e de comunicação. Instituiu ainda o Plano Diretor.

Joilson Marcelo Pereira
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: