Estrela-RS - Memorial da Soges



D.Gisela Schinke e escritor Werner Schinke


MEMORIAL DA SOGES 

UMA ENCICLOPÉDIA VOLTA AO SEU LUGAR APÓS 70 ANOS 

No dia 18 de abril passado, o MEMORIAL da SOGES teve uma grata visita. Os filhos do Dr. Joachim Lamprecht, médico alemão que clinicou em Estrela no período de 1936 a 1955 trouxeram consigo a completa coleção de 19 volumes da Enciclopédia “Meyer´s Konservations-Lexikon”, em encadernação luxuosa da edição de 1895, muito bem conservada, e a devolveram ao seu antigo local, que foi a biblioteca do antigo Turn-Verein Estrela, SOGES, hoje reduzida a duas prateleiras no MEMORIAL. 

Os filhos, o engenheiro aposentado Rasso Lamprecht e sua irmã Hertha Lamprecht Hess e familiares, moradores em Porto Alegre, foram recepcionados na sede da SOGES pelo Diretor Cultural Antonio Veloso, o Secretário Adroaldo Nunes e o casal Werner e Gisela Schinke, que intermediou o resgate da preciosa coletânea. 

Sobre o provável itinerário da Enciclopédia temos as seguintes informações e dados: Na Segunda Guerra Mundial, no ano de 1942, e com a entrada do Brasil no conflito contra a Alemanha, Itália e Japão, a maioria das sociedades de caráter germânico no sul do Brasil foram alvos de intervenção; onde havia bibliotecas em língua alemã, as mesmas foram confiscadas. Foi o caso do então Turn-Verein Estrela (SOGES), que – conforme os arquivos existentes –, foi alvo de intervenção no dia 14 março 1942. 

Muitos livros, suspeitos de conterem conteúdo político, foram simplesmente queimados, outros - os mais valiosos e de conteúdo cultural –, foram remetidos para a Central de Polícia em Porto Alegre. 

Neste momento de conflito mundial, as exceções confirmam a regra. Nem todas as pessoas influentes no meio social e político da capital aprovaram certos procedimentos do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) em relação às sociedades estrangeiras e seus bens. 

A esta altura entra na história o personagem do Dr. Amarílio de Macedo, conceituado médico na capital, que – embora descendente de uma tradicional família de fazendeiros da campanha gaúcha –, resolveu, em vez de estudar na Sorbonne de Paris, fazer o estudo de medicina em Berlim, onde se formou em 1917. Este fato marcou seu posterior procedimento em defesa do antigo Hospital Alemão (Hoje Moinhos de Vento), do qual era vizinho. Sendo coronel, tinha livre acesso aos órgãos públicos, onde – assim supõe-se -, obteve a posse da coleção completa da Enciclopédia. Esta passou de pai para o filho, do filho para o neto. A relação de amizade entre as famílias Dr. Macedo e Dr. Frederico Ritter (ex-Diretor do Hospital Alemão), fez com que a coletânea, identificada com o carimbo do TURN-VEREIN ESTRELA, viesse a parar na família de Rasso Lamprecht, cuja esposa é nascida Ritter. 

Em 18.4.2013, Rasso Lamprecht e sua irmã Herta Lamprecht Hess, que viveram sua juventude em Estrela, resolveram trazer de volta, depois de 70 anos, esta agora “histórica” enciclopédia, que toma seu lugar de origem, agora no MEMORIAL DA SOGES. 

Texto de W. Schinke

Nenhum comentário: