Secretaria da Saúde de Estrela - Cresce número de consultas realizadas durante o pré-natal


Cresce em Estrela número de consultas realizadas durante o pré-natal

De maio a agosto, 93% das mamães que ganharam bebês fizeram pelo menos sete consultas durante o pré-natal, um aumento de 12% em relação ao quadrimestre anterior

Estrela termina 2014 com notícia positiva relacionada aos indicadores de saúde materno-infantil. O número de consultas realizadas durante o pré-natal cresceu 12% entre maio a agosto, em relação aos primeiros quatro meses do ano. Esses são os percentuais mais recentes da Secretaria da Saúde e revelam que as campanhas de conscientização, empreendidas pela equipe, estão fornecendo resultados. “Estamos felizes porque as mulheres estão mais cuidadosas e aderindo ao pré-natal”, informa a enfermeira Carmen Hentschke.

De maio a agosto, 93% das gestantes de todo o município fizeram mais do que sete consultas para o pré-natal, enquanto que de janeiro a abril, 81% das mamães foram ao médico. O Ministério da Saúde preconiza que o pré-natal adequado é aquele realizado com no mínimo sete consultas durante a gravidez. Quanto maior o número de consultas, maiores as chances de tratamento de intercorrências. “O pré-natal é o acompanhamento da mulher durante a gravidez e envolve consultas e exames. Os municípios fornecem essa assistência gratuitamente. No fim da gestação, a mulher deve ser acompanhada a cada 15 dias pelo médico”, explica Carmen. A enfermeira relata que quando o número de consultas aumenta, significa que estão mais sensíveis ao acompanhamento e desenvolvimento do bebê. É na barriga da futura mamãe que se podem constatar problemas e intervir para que o bebê não seja afetado. Os exames identificam infecções urinárias ou no sangue e outras possíveis doenças. “Algumas infecções podem afetar o bebê e fazê-lo nascer prematuro. Quando o médico as trata, maiores são as chances de nascer no tempo certo”. 

Prevenção
Estrela tem uma preocupação especial com as gestantes. “No município, elas são prioridades porque trazem no ventre outro ser.” O serviço de saúde de Estrela torna acessível as consultas justamente por essa primazia. É necessário que a mamãe vá ao posto marcar a primeira consulta, as demais são agendadas subsequentemente. 
Para Carmen, o aumento das consultas de pré-natal se deve ao empenho da equipe –técnicos, médicos, enfermeiras. “Quando os profissionais atendem essas mulheres pela primeira vez, deixam claro a importância do exame e da regularidade em fazê-lo. A ênfase no acompanhamento é o que faz com que elas retornem às consultas.” 

Porque fazer o pré-natal
- O exame protege o bebê e identifica além de outras dificuldades, infecções que o fazem nascer prematuro. 
- A prematuridade acarreta em riscos, pois o neném nasce vulnerável, precisa permanecer na UTI nenonatal
- Quanto mais o bebê permanecer no tempo certo na barriga da mãe, terá mais saúde e força para mamar

Destaque aos dados
- 93% das mamães que ganharam nenê entre maio a agosto fizeram mais de sete consultas ao pré-natal.
- De janeiro a abril, este número era de 81% de mães.
- De maio a agosto, 128 mamães ganharam bebês no município. O acompanhamento é feito pela declaração de nascidos vivos
- Em Estrela, as gestantes são acompanhadas nos postos por ginecologistas ou médicos de saúde da família

Texto e foto: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: