Estrela-RS promove 4º batizado de Capoeira


Estrela promove 4º batizado de Capoeira

Alunos que jogam Capoeira em Estrela passaram pelo momento mais importante do ano: a troca de cordeis, feita na Sede dos Projetos sob a coordenação do mestre Karkará

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) promoveu o 4º batizado de Capoeira aos alunos que participam do projeto durante o ano. O rito com a passagem de cordéis ocorreu na Sede dos Projetos (antiga Polar). Vinte alunos passaram pelo crivo do mestre Karkará e foram promovidos. “A passagem de cordeis é uma espécie de graduação dos destaques do projeto”, assinala o secretário da Smel, Júlio Saldanha. Eles precisam provar que na prática, conseguem fazer movimentos do jogo.

“O 4ª batizado do Grupo de Capoeira do Projeto Arte e Movimento é um evento importante para o projeto, alunos, para a capoeira e para a própria comunidade. Além de promover a própria Capoeira, incentivar os alunos a continuidade no projeto e valorização dos seus esforços, contribui para visualização do projeto pela comunidade”, explica Saldanha.

Em Estrela, a atividade é dada pelo mestre Leandro Rocha. “O objetivo do batizado contribui com a Capoeira que hoje é patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, estimula a formação dos alunos, além do conhecimento teórico o prático dessa luta.”

O mestre Karkará que é referência na região, foi especialmente convidado para o rito de passagem dos cordeis. Diz que a capoeira é muito importante para as crianças do município. “Aqui há continuidade, podendo passar de nível a cada ano."

O projeto em Estrela

O projeto de Capoeira em Estrela existe há oito anos. A luta é uma forma de defesa pessoal, autocontrole, equilíbrio e disciplina. É dado em três escolas e na Sede dos Projetos. Conta hoje com 134 integrantes.

Matéria e foto: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: