Askat comemora 21 anos com dia dedicado ao karate
Curso de técnicas de luta, entrega de certificados para alunos do projeto da Smel e um torneio de karate marcaram o final de semana e as últimas atividades de 2014 para a Associação de Karate Alto Taquari - Askat
O ginásio do Colégio Santo Antônio, no Centro de Estrela, recebeu o revestimento de tatames para abrigar curso, entrega de diplomas e torneio de lutas da Associação de Karate Alto Taquari (Askat), durante o sábado, para comemorar a passagem de seus 21 anos.
Pela parte da manhã, o renomado sensei Eduardo De Mattei, atual presidente da Federação Sul-riograndense de Karate Interestilos (FSKI), ministrou um curso com técnicas avançadas de lutas para os atletas faixas-preta, visando o aperfeiçoamento dos graduados nos combates e competições oficiais. Ainda pela manhã, com a presença do Campeão Mundial de Karate, Cristiano Vanni, alunos do Projeto de Artes Marciais da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela receberam seu diploma de participação das atividades nas escolas durante o ano. Para o coordenador regional da Askat e também vice-prefeito do município, Valmor Griebeler, o projeto é uma forma de levar a arte milenar para as escolas, atingindo crianças de diversas faixas etárias. “O karate, acima de uma luta, é uma arte de disciplina, respeito e domínio do corpo e da mente. É uma ferramenta importante para o desenvolvimento destas crianças”, salienta.
Já a parte da tarde foi dedicada às competições. Além dos lutadores exibindo sua técnica na modalidade kata (luta imaginária) e no kumite (luta entre dois atletas), a atração ficou para a estreia de um protótipo de potenciômetro, ou seja, uma máquina que mede a potencia dos golpes. Criadas pelo engenheiro Kadan Griebeler e pelo estudante de engenharia João Britto Filho, o aparelho foi testado por diversos caratecas e pelo público presente. “O equipamento tem potencial para ser usado em diversas competições da FSKI”, afirma De Mattei. Ao final, os competidores foram premiados.
Classificação final
Kata
Até 17 anos: 1º - Kauan; 2º Cristofer; 3º Rodrigo Rodrigues
18 a 35 anos: 1º Jeferson; 2º Djoni; 3º Anderson
Acima de 36 anos: 1º Rodrigo Cesar; 2º Mauro Rocha; 3º José Rodrigues
Kumite
15 a 17 anos: 1º Rodrigo Rodrigues; 2º Cristofer
18 a 35 anos até a faixa verde: 1º João Rodrigues; 2º Wanios; 3º Luizy
18 a 35 anos até a faixa roxa: 1º Emerson; 2º Marcelo; 3º Djoni
Acima de 36 anos: 1º Michel Yepes; 2º Mauro Rocha; 3º Marcelo Godoy
Nenhum comentário:
Postar um comentário