Estrela-RS - Mercado de cuidador de idosos é promissor para quem faz Pronatec


Mercado de cuidador de idosos é promissor para quem faz Pronatec

Atuar com idosos exige paciência, preparo emocional e técnico e as aulas gratuitas dadas em Estrela melhoram a dignidade da pessoa da terceira idade e aumenta a chance de empregabilidade dos diplomados

O Governo de Estrela certificou 43 cuidadores de idosos em dois anos: só nesta última semana, 26 alunos receberam o diploma, após terem concluído cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Completar o curso, fazer o ritual de formatura é uma vitória da autoestima às mulheres. O Secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), José Itamar Alves explica que as aulas do Pronatec representam uma chance de visibilidade, emprego e qualificação. “Os familiares exigem pessoas instruídas para cuidar seus idosos.”

Com Estrela despejando gente qualificada para zelar por vovôs no município, o curso de cuidador evidencia-se como o que mais atrai adeptas – elas são maioria - entre os oferecidos na cidade. “Está absorvendo pessoas para o mercado”, salienta o coordenador do Trabalho, Fabiano Machado.

A procura pela função é uma demanda crescente por causa do envelhecimento da população. Os filhos necessitam trabalhar e desejam acompanhantes de qualidade para permanecer com os idosos. As casas geriátricas por sua vez, também percebem a importância de um profissional capacitado para dar assistência às pessoas da terceira idade.

Cuidadora treinada

A professora Elizabete Gewehr (61), dá aulas de atividade física na Vovolândia - casa para idosos em Estrela. Há três anos ela atua no local e salienta que o curso, de seis meses, lhe ajudou a aprimorar suas habilidades. “Surpreendi-me com o treinamento, não julgava que fosse tão profundo. Exigiu e trouxe conhecimento.” No princípio, Elizabete cursou o Pronatec para melhorar o zelo com sua mãe, uma octogenária. “Como cuido dela, desejei saber orientações.” O treinamento se revelou mais do que dicas, aprimorou saberes físicos e laborais. Aprendeu sobre estatuto do idoso, doenças do envelhecimento como Alzheimer, cuidados ao banho e como evitar acidentes domésticos.

Seu aprendizado está na ponta da língua e das mãos e ela reconhece que obteve propostas para trabalhar em casas de idosos. “Várias mulheres que fizeram o treinamento estão atuando.” Abrigos e hospitais dão preferência a profissionais treinados nesta área do conhecimento.

Ela elogia a atuação da Prefeitura de Estrela que se engajou em trazer a capacitação. “Este é um mercado promissor. Uma cidade cresce promovendo tais tipos de ações.”

FOTO PRONATEC ELIZABETE

Elizabete , secretário Alves e Machado: curso foi surpresa positiva pelo conhecimento transmitido

Texto: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: