Prefeitura de Estrela fará árvore de sutiãs para alertar contra o câncer de mama


Estrela fará árvore de sutiãs para alertar contra o câncer de mama

Para combater o câncer de mama, uma estratégia inusitada: uma árvore de sutiãs vai florescer na Secretaria de Cultura e Turismo em Estrela nesta sexta-feira. Ritual inicia às 20h

Uma noite distinta para enfatizar a luta contra o câncer de mama e colo de útero marcará a sexta-feira em Estrela. O evento chamado “Todos na Luta contra o Câncer de Mama” vai levar expectadores para um dos pontos turísticos da cidade: o Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann. Ali, após a apresentação do Grupo de Escaletas do Núcleo Cultural de Estrelas, florescerá uma árvore de sutiãs. É o modo delicado e pacífico que o município encontrou para declarar guerra contra o tumor, inimigo implacável das mulheres.

Floresce a prevenção

A cidade que já está vestida de rosa - cor emblemática que se tornou símbolo da luta contra a moléstia - se mobiliza para fazer um evento a altura de grandes centros. O Gabinete da Primeira-Dama e a Liga de Combate ao Câncer de Estrela lançaram a ideia e estão recebendo a adesão de mulheres que são destaque na sociedade estrelense, sobretudo aquelas que foram laureadas com o Troféu Multimulher 2014. Na sexta-feira, às 20h, no Centro de Cultura, a árvore do pátio espaço externo do prédio será adornada por sutiãs de diversas “guerreiras”, mães e profissionais de todas as idades representando o enfrentamento feminino contra uma das doenças que mais assola mulheres. 

A presidente da Liga de Combate ao Câncer, Anelise Hausmann enfatiza que a ação é um chamamento para a prevenção e para que mais mulheres cuidem-se ao longo da trajetória de suas vidas. “A conscientização não evitará que a mulher tenha a doença, mas 95% dos casos diagnosticados precocemente são curados”, informa.

Ações

Estrela vem desenvolvendo ações visando aumentar o número de mamografias e exames de câncer de colo visando à prevenção. Mulheres do Gabinete da Primeira-Dama juntaram-se às da Liga de Combate ao Câncer e em parceria com a equipe da Secretaria de Saúde, visitam empresas distribuindo folhetos explicativos e alertando a importância de fazer o autoexame, a mamografia e estarem atentas a uma doença tão séria. No sábado (11), também mobilizaram a ala feminina no Calçadão de Estrela.

O Outubro Rosa remete à cor do laço e de pontos estratégicos das cidades, que são decorados com a cor que simboliza a luta contra o câncer. Iniciado nos Estados Unidos, o movimento se popularizou globalmente, unindo povos em torno de uma causa. Em Estrela, a luta contra o câncer de mama foi fortalecida este ano quando a Secretaria da Saúde incentivou as mulheres a intensificar a mamografia nos grupos de idade entre 50 e 59 anos. É o grupo de mulheres prioritário para o rastreamento da doença, porque nesta idade o risco é aumentado.

Matéria: Andreia Rabaiolli
Fotos: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: