Feira do Livro de Estrela aumenta em 100% a venda de livros


Feira do Livro de Estrela aumenta em 100% a venda de livros

Comércio de livros no evento literário de Estrela comprova que a cultura da leitura está em alta na cidade, sobretudo em eventos emblemáticos que trazem autores conhecidos

A 6ª edição da Feira do Livro de Estrela foi emblemática para o município. Com cerca de 20 mil livros a disposição, palestras de autores presentes, hora do conto e atrações que chamaram atenção de pais, jovens e crianças, as quatro livrarias este ano comemoram os números: o evento vendeu cerca de R$ 60 mil em títulos, o dobro da edição anterior, feita em 2012. A feira é realizada a cada dois anos, o que permite o planejamento de uma programação robusta, o preparo para o evento nas escolas, engajando alunos e professores e a seleção de autores de expressão a fim de fazerem diferença.

“Superou a expectativa de público, esperávamos dez mil pessoas, vieram 15 mil”, informa o secretário de Educação Marcelo Mallmann. Os títulos a disposição chamaram atenção principalmente do público infantil e juvenil que foi o grande consumidor do evento. “A maior comercialização se deu no segmento infanto-juvenil. É uma expectativa de que teremos mais leitores daqui para frente”, informa o secretário. Ele enfatiza o envolvimento dos professores, que trabalharam os livros e músicas dos autores presentes durante os últimos meses em sala de aula. “Quando as crianças encontraram os autores de suas histórias, ficaram deslumbradas.”

Evento cultural

Fazer uma rede de leitores que possam viajar nas asas da imaginação é um desafio, mesmo assim Estrela conseguiu se consolidar como referência na atividade. “Não foi apenas uma feira, foi um evento cultural porque não teve apenas a venda de livro. Atividades com escritores e palestras foram importantes. Com a presença do autor Augusto Cury, o evento ganhou corpo”, salienta o proprietário da livraria Armazém, Sidnei Wolmuth, que em apenas uma noite vendeu 600 exemplares do escritor. “Nos engajamos no objetivo de criar a cultura da leitura e a meta foi atingida porque a venda de livros comprova isso”, enfatiza Marcelo Mallmann.

Os números

- Foram vendidos 60 mil reais em livros
- O dobro do que comercializado na última feira
- 15 mil pessoas circularam pela feira
- Uma livraria vendeu 600 livros do Augusto Cury, o patrono da feira em uma noite

Matéria: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: