Werner Schinke lança novo Livro





Werner Schinke lança novo Livro

Em noite de muitas presenças ilustres, o escritor Dr. Werner Schinke, fez lançamento de seu novo Livro: Erich Schulz 1898 - 1974 Vida e Obra de um imigrante alemão.

Familiares, amigos, autoridades, escritores, admiradores, lotaram a Câmara Municipal de Vereadores de Estrela, no domingo, 25 de agosto de 2013, fazendo fila para receber autógrafos do nobre escritor.

Na abertura um Quinteto de Cordas da OSPA, sob comanda do filho do escritor, Walter Schinke, fez apresentação de músicas clássicas e em seguida o escritor Werner Schinke falou da obra que trata da vida de seu sogro, Erich Schulz.

O evento contou com a presença dos quatro filhos do casal, o ecologista e escritor Gert, o médico Bruno, o designer Ralf e o músico Walter.

O Prefeito de Estrela Carlos Rafael Mallmann destacou a importância da obra como documento histórico para futuras gerações.

Dr. Werner já havia produzido e participado de outras obras importantes como: parte da coletânea de crônicas do livro “Nós os Teuto-Gaúchos” com o título Missão e Preservação.

Depois disso Dr. Werner traduziu o livro “Diário da África”, uma obra que surgiu após o professor da Universidade Federal do RS, Renato Oliveira, ter procurado nosso escritor.

Ao visitar a Residência Museu da Família Schinke em Estrela, Dr. Werner lhe mostrou um diário escrito em gótico, pelo avô Karl Wilhelm Schinke, médico alemão que passou dois anos em meio à guerra colonial na África. 

Dr. Werner disse que o professor Renato ficou impressionado e sugeriu a publicação do diário, empenhando-se pessoalmente para sua concretização. A Editora Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul participou da impressão da obra.

Dr. Werner é organizador do livro “Perfis de Estrela” de Rudolfo Maria Rath – Obra Póstuma. O casal Schinke possui em seu museu várias pastas devidamente catalogadas, com escritos de Rath contendo informações de Estrela, que foram publicadas no jornal Correio do Povo. O trabalho veio a se consolidar num livro de suma importância para História do nosso município. Rudolfo Maria Rath foi correspondente do Correio do Povo para Estrela, no período de 21 de outubro de 1940 até 21 de outubro de 1947.

Mais sobre o escritor Werner Schinke:

Dr. Werner Schinke é médico clínico e cirurgião geral. Formado em 1954, pela UFRGS, especializado em Medicina do Trabalho. 

Iniciou suas atividades profissionais em Estrela no ano de 1957, atuando até 2006.

Nascido em nove de maio de1927, em Novo Hamburgo), filho de Imgardt e Günther F. H. Schinke (médico formado na Alemanha), casado com a museóloga Gisela Schulz Schinke, tem quatro filhos: Gert, Bruno, Ralf e Walter.

Recebeu o título de Cidadão Estrelense, em 22 de outubro de 1993.

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos
































Nenhum comentário: