Paróquia São Cristovão de Estrela comemora 25 Anos


Padre Genico Schneider e Airton Engster dos Santos


Paróquia São Cristovão
25 Anos de Comunhão, Participação e Testemunho

Texto e Fotos - Airton Engster dos Santos
Publicado no Jornal Folgha de Estrela - Agosto de 2013

O Surgimento da Comunidade:

A comunidade católica da Boa União surgiu no inicio da década de 60. Inicialmente, o nome era Comunidade Sagrada Família; posteriormente, prevaleceu a denominação Comunidade Católica de São Cristóvão da Boa União.

Um padre rezava periodicamente missa no Grupo Escolar aí existente, hoje Escola Estadual Nicolau Müssnich. O Pe. Hugo Volkmer, foi o grande incentivador para que a comunidade de aproximadamente 50 famílias, residentes na localidade e nos arredores, construíssem uma igreja. 

Para tal fim, foi utilizada uma área de terra doada por um membro da comunidade, situada no alto do quarteirão que, além do Grupo Escolar, já tinha algumas residências.

Nas proximidades estava em obras a Estrada da Produção (BR 386), também, foi construído, o Trevo, o principal acesso à cidade de Estrela e cruzamento da Rota do Sol com BR 386 

A igreja tem inscrito em sua pedra angular a data 3 de fevereiro de 1967, início da construção. Passado um ano, já servia para as celebrações comunitárias. 

No seu interior, ostenta quatro imensos afrescos pintados, em 1972, pelo Irmão Nilo (da congregação dos Irmãos Maristas). Na parede da entrada: a Sagrada Família; na parede do presbitério: o Natal, a Crucificação e a Ressurreição. No início da década de 90, acrescentou-se uma torre ao prédio da igreja.

Já em 1969, foi fundada a Sociedade de Cantores Boa União, que tem estatuto autônomo, mas atua dentro da comunidade.

Desde os primeiros anos, a comunidade realiza anualmente uma animada festa de São Cristóvão, que sempre inicia com uma concorrida procissão do santo padroeiro dos motoristas. Para realizar suas festividades e outros eventos comunitários, em 1982, iniciou-se a construção de um amplo Ginásio.

Desde 1983, pleiteava-se um cemitério próprio. Este projeto, porém, só foi alcançado em 1988. João Friedoldo Wathier e Evaldo Fiernkes doaram a área de terra, que está servindo de campo-santo.

Instituição da Paróquia em 1988:

Em 23 de outubro de 1988, em solenidade presidida pelo então arcebispo metropolitano, D. Cláudio Colling, foi instituída a Paróquia de São Cristóvão da Boa União. Na mesma oportunidade, foi empossado seu primeiro vigário, Pedro Neori Theisen.

O segundo vigário foi o Pe. Aloísio Rech, que atuou na paróquia até início de 1996. O Pe. Norberto Domingos Schmitz foi empossado no inicio de 1996 e, em agosto do mesmo ano, repentinamente faleceu. Foi substituído pelo Pe. Canísio Bays, que ficou até 1997.

O vigário José Frederico Rech assumiu em 1997 permanecendo até 2011, período no qual foi construído a Casa Paroquial. 

Em janeiro de 2012, assumiu pároco o Revmo. Pe. Estrelense Genico Schneider.

A Paróquia se compõem de sete capelas: Nossa Senhora Aparecida do Bairro das Indústrias; Nossa Senhora do Rosário da Linha Lenz; Santa Maria Goretti de Linha Santo Antônio; São José da Linha São José; São Miguel da Geraldo Baixa; São Vito de Novo Paraíso e Sagrado Coração de Jesus de Colinas. Além da Igreja Matriz São Crsitovão localizada no Bairro Boa União em Estrela-RS.

O professor Ivo Leo Hammes, construiu um monumento em pedra, que foi colocado ao lado da Matriz São Cristovão no Bairro Boa União para marcar os 25 da Paróquia, fato comemorado pelo Padre Genico Schneider. 

Celebrando o Jubileu:

A programação que marca os 25 Anos da Paróquia São Cristovão inicia no dia 11 de outubro com a celebração de Dom Paulo Antônio de Conto na Matriz São Cristovão, com a presença de todas as comunidades e pastorais. Após missa Show com o Pe. Oscar Coppi.

No dia 12 acontece uma procissão, às 19h 30min, saindo da Matriz até Comunidade São José, com pregação do Pe. Alvaro Rumualdo Noschang.

Na Igreja Nossa Senhora Aparecida do Bairro das Indústrias será celebrada uma missa no dia 13 de outubro, às 20h, pelo Pe. Elton José Cestari.

O Pe. Lucas Weber será pregador na missa que acontece dia 14 de outubro, às 20h, na Comunidade de Santa Maria Goretti, Linha Santo Antônio.

Na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, em Colinas, acontece celebração no dia 15 de outubro, às 20h, com o Pe. Pedro Neori Theisen.

No dia 16 de outubro, às 20h, acontece pregação com João Paulo Schafer, na Comunidade São Miguel na Linha Geraldo Baixa.

Na Linha Lenz, Comunidade de Nossa Senhora do Rosário, dia 17, às 20h, será realizada missa com pregação do Pe. Fabiano Emílio Canal.

O Pe. Ademar José Ströher, celebra missa na Comunidade de São Vito – Novo Paraíso, no dia 18 de outubro, às 20h.

As Comunidades de Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora da Conceição terão missa na Matriz São Cristovão no dia 19, às 20h, celebrada pelo Frei Valdecir Guzzon.

No encerramento das comemorações dos 25 Anos da Paróquia São Cristovão, acontece uma Procissão Motorizada, saindo do Parque Princesa do Vale, às 8h 30min do dia 20 de outubro, seguindo em direção a Matriz com a benção dos veículos. Ás 10h acontece a missa festiva e ás 12h Almoço no Ginásio Paroquial. Á tarde acontece festejos populares.

No presente trabalho, recebi apoio do colega Jorge Scherer da Aepan-ONG.

Texto e fotos: Airton Engster dos Santos







Texto e Fotos - Airton Engster dos Santos
Publicado no Jornal Folgha de Estrela - Agosto de 2013

Nenhum comentário: