Estrela-RS - Paróquia Santo Antônio – 60 Anos das Capelinhas



Paróquia Santo Antônio – 60 Anos das Capelinhas

Segundo relatos do Professor e pesquisador Leônidas Erthal, a devoção do Imaculado Coração de Maria foi introduzida na Paróquia Santo Antônio no ano de 1953, pela Senhora Lucila Schwertner.

Naquela época o marido de Dona Lucila estava doente, hospitalizado em Santa Cruz do Sul. Quando em visita ao cunhado que morava no mesmo município, viu na residência a Capelinha do Imaculado Coração de Maria, prometendo introduzir a devoção na Paróquia de Estrela pela saúde do marido.

O professor Erthal disse que o pároco apoiou a iniciativa e no dia 23 de agosto de 1953 foram abençoadas as primeiras sete capelinhas pelo cônego Reinaldo Juchem.

Das sete capelinhas, duas foram confeccionadas por Banjo Schossler e as outras cinco por Oscar Gerhardt.

Uma delas, da zeladora Helma Müssnich chamava a atenção em razão de seu peso bem maior que as demais.

De acordo com as descobertas do pesquisador Leônidas, nos primeiros tempos cada família recebia um pequeno livreto onde continha diversas informações, além do nome da família, sugestões de orações, procedimentos, histórico da devoção, entre outros. Aos poucos a devoção tomou conta da Paróquia.

Em cada bairro ou localidade, todos os anos no mês de agosto, as capelinhas se reuniam na capela onde o padre celebrava uma missa, culminando com a benção mariana.

Após a peregrinação por toda Paróquia, a programação era concluída com a presença de todas as capelinhas no Santuário Santo Antônio, no dia 22 de agosto, numa grande comemoração.

A primeira diretória estava assim constituída: Presidente: Lucila Schwertner; Secretária: Gleci Luchese; Tesoureira: Maria Belo; Fundadoras: Lídia Gerhardt, Gema Hauschild, Helma Müssnich e Lucila Fischer. Pároco: Reinaldo Juchem. 

O professor Leônidas explica que a visita domiciliar das capelinhas tem como meta: Atrair as bênçãos do Imaculado Coração de Maria, sobre cada um, da família e da sociedade; Apressar o reino do coração de Jesus nas famílias; Santificar as famílias por meio da oração; Tornar cada vez mais conhecida e amada a mãe de Jesus; Amparar material e espiritual as vocações sacerdotais e missionárias.

Cada capelinha tem um compartimento, onde pela fenda localizada no verso a família pode fazer doações em dinheiro, recursos que são utilizados para manter seminaristas ou missionários.

Ao comemorar 60 Anos, a grande peregrinação continua, com a visita das 175 capelinhas nos lares estrelenses. No dia 24 de agosto de 2013, às 18h 30min acontece a missa em homenagem a data comemorativa, com a presença das zeladoras e capelinhas no Santuário Santo Antônio. 

Na foto: Padre Lucas Weber, Professor Leônidas Erthal, Helena Scheeren – Coordenadora Geral das Capelinhas, mais as zeladoras Terezinha Mallmann e Edith Gheno.

Texto e fotos: Airton Engster dos Santos
Matéria Publicada no Jornal Folha de Estrela

Nenhum comentário: