Local da primeira casa de Estrela-RS é demarcado



Local da primeira casa de Estrela-RS é demarcado

O Centro Cultural 25 de Julho inaugurou, na última quarta-feira, o marco histórico que assinala o lugar em que foi construída a primeira casa de Estrela. O ponto fica em uma das esquinas do cruzamento das ruas Júlio de Castilhos e Dr. Tostes, junto à sombra de um ipê roxo. Fixada em uma pedra de basalto, está uma placa de aço com a seguinte inscrição: 'Aqui nasceu Estrela'.
No local, o dono da Fazenda Estrela, Vitorino José Ribeiro, mandou erguer sua residência, por volta de 1800. Mais tarde, a propriedade passou para o enteado dele, Antonio Vitor Sampaio Menna Barreto, considerado o fundador do município. Posteriormente, a casa foi transformada em uma hospedaria, passando então para a família Ruschel, que instalou no local um hotel. Em 1954, a estrutura foi demolida e, um ano depois, foi construída ali a residência-museu da família Schinke.
A iniciativa de marcar o ponto que deu início ao povoamento da cidade foi do casal Werner e Gisela Schinke, que presidem o Centro Cultura. Eles disponibilizaram o local para demarcar o chão histórico. A iniciativa encontrou apoio na Secretaria de Educação e Cultura do município. A inauguração teve a presença do prefeito Geraldo Mânica, da secretária de Educação e Cultura, Cláudia Costa, entre outras autoridades e lideranças do município.

Fonte: Correio do Povo - Porto Alegre - RS. 24 de dezembro de 2004.
Pesquisa Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: