Bruno Schwertner
Era um ativo e antigo profissional comerciante conhecido por todos moradores de Estrela, estabelecido desde 1896, com relojoaria, ótica, maquinas, artigos de ferro, eletricidade, armas e ourivesaria etc...
Um dos principais estabelecimentos comerciais da Vila da Estrela.
Instalado em vasto prédio próprio, gerava muitos empregos e possuía um capital de 50:000$000 em 1922, fazendo avultado movimento durante o ano.
Bruno Schwertner, profissional competente e muito conceituado pela seriedade com que procedia.
Nos diferentes trabalhos inerentes ao seu especial ramo de atividade comercial e profissional era auxiliado por seus filhos.
Em 1924 montou uma fábrica de relógios de torres de igrejas e prédios públicos que funcionou até 1980.
Relógio em homenagem a Bruno Schwertner
Bruno Schwertner Que recebe também nome de rua em Estrela-RS. Com quatro quadras de extensão, liga a Rua Júlio de Castilhos à da Rua Coronel Müssnich. São homenagens ao fabricante de relógios públicos, especialmente em torres de igrejas, relógios de parede e de bolso. Acompanhou a família para o Brasil. Nasceu em Langwosser, na Silésia, Prússia e faleceu em 17 de julho de 1952.
Há em torno de duas centenas de relógios espalhados por igrejas e prédios no Brasil, sendo o primeiro o da igreja matriz de Taquari, e o segundo, em Lajeado, em 1925.
Na região do Vale do Taquari-RS, há os relógios também em Arroio do Meio, Colinas, Dois Lajeados, Encantado, Muçum, Nova Bréscia, Roca Sales, Relvado e Santa Clara do Sul.
O primeiro relógio, fora do Estado do Rio Grande do Sul, foi instalado na igreja matriz de Laguna, em SC, em 1934. Há dezenas de relógios espalhados pelo Brasil, nos estados de SC, SP, MG, BA, em Belo Horizonte, em Piracanjuba (Goiás). Alguns se localizam em pontos destacados, como no alto do obelisco na fronteira Brasil Uruguai, nas cidades unidas de Rivera e Santana do Livramento.
Pesquisa Airton Engster dos Santos
Fonte Clipagem Aepan-ONG
Nenhum comentário:
Postar um comentário