Estrela-RS – Educação 1926 - 1950



Estrela-RS – Educação
(de 1926 aos anos 1950... década dos grandes ginásios)

         Como sabemos, fundado em 1920 o Colégio Elementar Sete de Setembro funcionou onde hoje se localiza o prédio que abriga a Associação Comercial e Industrial e Rádio Alto Taquari. Em 7 de junho de 1940 recebeu o nome de Grupo Escolar Vidal de Negreiros. Em 1941 começou a funcionar em prédio padrão otimamente instalado onde hoje funciona a Escola de Ensino Médio Estrela. Em 1951 a direção da Escola estava sob responsabilidade da professora Maria Lopes Abreu. O Grupo Vidal de Negreiros se constituía no ano do Jubileu de diamantes de Estrela, num dos baluartes da educação e cultura estrelense ocupando lugar de destaque na sociedade local. Hoje localiza-se na Rua Júlio de Castilhos, 1204, antigo Ginásio Cristo Rei com trabalho exemplar na formação de nossas crianças e jovens.
         A 3ª Coordenadoria Regional de Educação cuja primeira denominação era 3ª Delegacia Regional de Ensino, foi criada pelo Decreto número 7.641, de 28 de dezembro de 1938, com sede em Taquari. Em 1943 passou a sede para o município de Estrela. Hoje localiza-se na Rua Coronel Mussnich, 773 em prédio próprio construído em terreno doado pelo município.
         Em 1950 o Ginásio Santo Antônio foi oficializado como tal e mantinha curso de corte e costura, datilografia, pintura, música, jardim de infância e curso elementar de 5 anos. Sob a orientação das Irmãs Franciscanas desde 1898 mantinha internato e externato ultrapassando o número de 100 alunos.
         Escola Estadual de Educação Básica Nicolau Müssnich foi fundada em 28 de março de 1950, com o nome de Escola Rural Boa União, com 30 alunos.
         A planta do novo Ginásio Cristo Rei já estava pronta em 1950. Arnaldo J. Diel se refere ao novo educandário em 1951: “Aos irmãos Maristas nossa gratidão.  Atendendo ao justo anseio do povo estrelense aceitaram a direção do nosso Ginásio. Cristo no alto do Educandário, representa uma homenagem prestada aos Maristas, pela passagem do Cinqüentenário de sua imigração no Rio Grande do Sul e dedicação ao Santo Padre pela comemoração do Ano Santo. Boas vindas ao nosso diretor Irmão Miguel e seus auxiliares”.
         Um grande esforço foi expendido para construção do Colégio Martin Luther a partir de 1950. A SEEE – Sociedade Evangélica Educacional Estrela, com fundação em 1949  ficou responsável pelo encaminhamento da obra. Tinha como membros de sua primeira diretoria: Dr. Ito João Snel – Presidente, Arnaldo Goellner - Secretário; Erich Costa – 1º Tesoureiro; Ruben Gerhardt – 2º Secretário e Rudolfo Wirz – 2º Tesoureiro.  As finalidades eram audaciosas para época: Curso de Administração, Curso Educação Doméstica, Internato Feminino para 200 alunas e Curso Ginasial misto só externato. A SEEE teve apoio do Pastor Ernest Dietschi, ainda diretor e professor Escola Primária Paroquial Evangélica criada em 1904. Em 1951 assume o Pastor Hanz Arthur Wendt que passa a apoiar com muito empenho a construção do Ginásio Martin Luther. Em 1953 iniciam as aulas para o ginasial, porém a obra ainda não estava concluída.
         A Escola Normal Rural Estrela da Manhã, foi fundada  pela Arquidiocese de Porto Alegre inaugurada em 14 de outubro de 1956, para a formação de professores e líderes comunitários. O projeto foi concretizado pelos padres Jerônimo Braun, Sereno Hugo Volkmer e Roberto Roncatto,  primeiro diretor, até 1960, substituído pelo cônego Volkmer, até 1967, quando assumiu o então padre Lauro José Oppermann, até 1976. Funcionava em regime de internato exclusivamente para alunos do sexo masculino.
         Entre 1947 e 1951 foram criadas 7 novas escolas municipais e melhoradas as 21 existentes. Foram majoradas as subvenções para escolas particulares. O município incentivou a instalação dos novos ginásios concedendo R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil cruzeiros) para Sociedade Literária e de Ensino “Ginásio Cristo Rei” já em funcionamento em 1951, em parte concluído, e valor igual para Sociedade Educacional Evangélica de Estrela em organização no mesmo ano (mantenedora do Ginásio Martin Luther). No ano do 75º aniversário, o município de Estrela contava com 3 Ginásios, 7 grupos escolares estaduais, 8 aulas isoladas estaduais, 28 escolas municipais, 42 escolas particulares e 1 escola rural. Também possuía 6 bibliotecas. Menos de 2% da população eram analfabetos.
         Em 1955 havia 52 unidades escolares em Estrela, com 2.890 alunos. Existiam 3 unidades de ensino secundário, 2 de ensino pedagógico, 1 ensino técnico e 1 ensino agrícola.
        
Outras escolas que surgiram nesta época:
Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio - fundação em 31 de janeiro de 1939 em Linha Beija Flor, distrito de Costão; Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos – fundada em 1940; Escola Estadual de Ensino Fundamental Costão - Foi fundada em 01 de março de 1943; Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Maurício Cardoso -  localizada na linha Santa Rita, fundada em 15 de março de 1944 e Escola Estadual de Ensino Fundamental Guido Inácio Gregory - Foi fundada em 10 de maio de 1952, na Comunidade de São João do Bom Retiro.
          
Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Fonte: IBGE, “Revista do Jubileu de Diamantes de Estrela” editada por Arnaldo J. Diel, livro “Colégio Martin Luther na História Estrelense” de Silvana Rossetti Faleiro e Revista – “Estrela 1876 a 1992” editado pela Prefeitura Municipal de Estrela. Imagens: Arquivo Aepan-ONG.

Nenhum comentário: