Colinas-RS

Colinas-RS

História de Colinas

         O município de Colinas foi criado em 20 de março de 1992, através da Lei Estadual número 9.562, sendo que a denominação foi inspirada nas montanhas e colinas que circundam a localidade. Colinas (antigo distrito de Estrela) está localizada na margem esquerda do Rio Taquari, sendo colonizada por imigrantes alemãs, que deixaram suas raízes e serviram de marco para o desenvolvimento do setor primário e cultural da comunidade. Os descendentes de alemães conservam até hoje os hábitos dos antepassados, com suas festas, danças e culinária.

         A primeira administração foi instalada em 1993. Colinas limita-se ao norte com Roca Sales, ao sul com Estrela, a leste com Imigrante e a oeste com o Rio Taquari. A área é de 57,25 km², população de aproximadamente 2.500 pessoas  e altitude 50 metros.

         O antigo distrito de Estrela, “Corvo”,  se desenvolveu a partir da agricultura e pecuária e até os dias de hoje, cultiva-se em colinas: soja, feijão, batata, cebola, trigo, amendoim, uva, banana, sorgo e alho. Na pecuária destacam-se as criações de suínos, bovinos, aves, além da produção de leite e ovos. Também os setores industrial e comercial ganharam importância com o passar do tempo.

         O zelo da população com seus canteiros e jardins deu a Colinas o título de Cidade Jardim.

         Curiosidades: Uma forte paliçada foi construída em uma ilha situada no meio do Rio Taquari, no antigo distrito de Corvo, atual Colinas. A partir de 1636, quando a expedição do bandeirante Antônio Raposo Tavares percorreu a Vale do Taquari, este local servia de “Campo de Concentração” para centenas de índios das tribos ribeirinhas. Enquanto atacava as reduções jesuíticas na região das Missões, o bandeirante deixava alguns homens guarnecendo o depósito de índios na ilha de Corvo. Muitos índios ainda conseguiram fugir pelas matas.

         As referências geográficas permitem tal dedução, pois o referido quartel de Raposo Tavares ficava protegido de intempéries e ataques, já que ficava entre colinas.

         Entretanto a colonização de terras só viria a se dar, racionalmente, a partir do século XIX, com a chegada dos imigrantes alemães.

         Origem do nome: Há duas versões sobre a origem do nome do antigo distrito de Estrela: Segundo alguns historiadores, o fato do distrito ter se chamado “Corvo” deve-se a grande presença desta ave, gerando o apelido,  dado por navegantes que chegavam ao local.

         A outra hipótese é que os açorianos (portugueses das ilhas dos Açores) que viviam em Rio Pardo e Taquari navegavam em nosso Rio Taquari e iam até próximo a Fazenda Lohmann  (até onde o Rio era navegável) e a última ilha existente neste trajeto era denominada pelos navegadores de “Corvo” assim como se chama “Corvo” a última ilha do Arquipélago de Açores.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Fonte de dados: Município, Teu nome é um sucesso - Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e Informativo oficial do município de Colinas – Ambos documentos no acervo da Aepan-ONG.

2 comentários:

Unknown disse...

A fábrica de cerveja pertencia a Adolfo Gerhardt

Unknown disse...

A fábrica de cerveja de Corvo pertencia a Adolfo Gerhardt