BR 386

BR 386

BR 386 – Estrada da Produção
A BR-386,  é uma rodovia federal brasileira (diagonal) que liga a região metropolitana de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, com o município de Iraí, a noroeste, totalizando 445 quilometros de estrada.

Era conhecida também como estrada da produção ou ainda Rodovia Presidente Kennedy, por onde escoa boa parte da safra agrícola do Rio Grande do Sul, faz a ligação entre as principais regiões do centro do Estado, como a Rota do Sol, que liga o Vale do Taquari a partir do trevo de Estrela com Serra gaúcha. 

A estrada ainda faz conexão com o Planalto Médio, Alto Uruguai e com o porto de Rio Grande. Constitui um acesso para a Argentina através de sua interligação com a BR-285. Em Canoas interliga-se ao Mercosul pela BR-116 e BR-290, e através destas mesmas rodovias, se interliga com os demais estados brasileiros.
O trecho de Estrela foi asfaltado em 1967, pela Construtora Sultepa, que tinha seu acampamento próximo ao Posto Ipiranga no bairro Pinheiros. O projeto original de construção da rodovia BR 386 estima-se ser de 1955, mas fez parte do Plano Rodoviário Nacional  iniciado na década de 1960, principalmente a partir dos governos militares. 

Esse plano viário compreende cinco tipos de rodovias, identificados pelas letras “BR” seguidas de um  número.  A BR 386 é uma Rodovia Diagonal que  é a denominação recebida pelas rodovias federais brasileiras que cruzam o país em dois modos de orientação: noroeste-sudeste ou nordeste-sudoeste

Existem ainda as rodovias Radiais (BR  20...) – Longitudinais (BR 101...), Tranversais (BR 230...) e de ligação (BR 482...). O Brasil Construiu em duas décadas (1960 e 1970) a segunda maior malha rodoviária do mundo, inferior apenas a dos Estados Unidos.

A pavimentação da BR 386 exigiu cuidadosos estudos sobre a constituição geológica do sub-leito e o dimensionamento do pavimento, tendo em vista as características do terreno e a intensidade do tráfego pesado que a estrada deveria suportar como uma das principais do Estado. 

Foi Planejada pelo DAER, traçada para atender a um fluxo diário de três mil (3.000) veículos/dia. Sua construção mobilizou um maquinário de grande porte, assim como representou uma preciosa oportunidade de profissionalização da mão de obra empregada. A partir de 1968, muitos profissionais de Estrela que iniciaram atividades na Sultepa, na época da construção do trecho no município, foram transferidos para Soledade,  outro trecho da BR 386 sob responsabilidade da construtora.

Na BR 386, entre Estrela e Lajeado, situa-se a ponte sobre o Rio Taquari, inaugurada em 20 de setembro de 1962 construída pelo governador Leonel de Moura Brizola (1959-1963). No dia 26 de junho de 1994, a ponte foi interditada por apresentar problemas em sua estrutura. Para amenizar os problemas gerados com a interdição foi montada pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército uma ponte "Bailey Dupla-Dupla", que permitiu a passagem de veículos leves (até 01 tonelada) em mão única. 

Além disso, foram colocadas duas barcas que permitiram a travessia diária de aproximadamente 1000 caminhões e ônibus. Entretanto, devido a essa interrupção da ponte um grande número de caminhões e ônibus passaram a ser desviados da rodovia BR - 386 para rodovia RS -130. A partir de 1994 foram intensificadas as obras para duplicação do trecho Lajeado e Estrela incluindo a construção de uma nova ponte.

Em 2007 a BR-386 é responsável pelo escoamento de 6,4% de toda a exportação do Estado. Além disso, existe um intenso fluxo de veículos de passeio, ônibus e tráfego pesado de carga também em função do Vale do Taquari dispor de malhas ferroviária e hidroviária, com navegabilidade desde o Porto de Estrela até o porto de Rio Grande. 

A rodovia federal é de fundamental importância para economia de toda região, grande produtora de alimentos, com PIB superior a R$ 4,6 bilhões, com destaque para elevada geração de tributos e recolhimento de encargos sociais. A população é de aproximadamente 350 mil pessoas.

Segundo Pesquisa Rodoviária CNT – Confederação Nacional dos Transportes: O melhor trecho, segundo as classificações de geometria, pavimentação e Sinalização: fica entre os municípios Lajeado e Estrela, do quilômetro 344 ao 350 da BR-386, no Estado do RS.  E o pior trecho fica entre os municípios Triunfo e Canoas, do quilômetro 401 ao 446 da BR-386, no Estado do RS.

Duplicação da BR 386
O Vale do Taquari entrou  na briga pela obra de duplicação da principal rodovia de escoamento da produção, a BR-386.
A campanha é denominada – “Duplique esta idéia”, que  busca junto ao Governo Federal o alargamento de um trecho de 33 quilômetros entre os municípios de Estrela e Tabaí.
Atualmente, apenas dois trechos da rodovia federal - de Lajeado a Estrela e de Triunfo a Canoas - são duplicados.


As obras terão início em 2008
O início das obras para duplicação da BR-386 deve ocorrer no segundo semestre de 2008. Foi o que anunciou o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) em reunião da Comissão Pró-Duplicação da BR-386. Conforme o deputado da bancada gaúcha em Brasília, no final de 2007 e início de 2008 devem iniciar os trabalhos de licenciamento ambiental e projetos de engenharia. O processo licitatório deverá ocorrer em março de 2008, levando cerca de três meses para ser concluído.

 “No conjunto de obras relacionadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, a duplicação da BR-386 é uma das contempladas, considerando sua importância econômica para a região na movimentação de riquezas. A estimativa é de que sejam investidos na obra cerca de R$ 80 milhões, 100% provenientes do Governo Federal. Iniciando no segundo semestre de 2008, a previsão é de que esteja concluída no final de 2009”.


Nova denominação:
Logo após a morte do líder trabalhista, o deputado federal Enio Bacci (PDT), apresentou projeto de Lei denominando a BR 386 de Rodovia Leonel de Moura Brizola. No dia 20 de dezembro de 2007, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 11.620/07, oficializando a nova denominação no trecho compreendido entre Canoas e Irai.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Referências: Cetran-RS, Univates, CNT -  Confederação Nacional dos Transportes e Geografia do Brasil – de Marcos Amorim Coelho.
Imagens do arquivo da Aepan-ONG
Matéria divulgada no Jornal Folha de Estrela – Histórias da Nossa História

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