Farol S/A
Empresa implantada em Estrela-RS, entre 1976 e 1977, com início de produção em 1978. Agroindústria processadora de leguminosa, com produção de óleo, farelo, farinha e lecitina de soja.
Durante o período de construção, centenas de trabalhadores de todas as áreas do ramo de construção civil e metalurgia provinham de diversos lugares do Rio Grande do Sul e outros estados para construção da mega-fábrica.
O complexo industrial da Farol S/A é composto por silo de alvenaria, silos metálicos, secadores, tombadores para descarga, preparação, extração, laboratório, caldeiras, estação de tratamento de água, fábrica de rações para animais, almoxarifado, moegas, oficina, refeitório, escritório, balança, tanques de óleo, subestações entre ruas e jardins.
A empresa produziu produtos de leguminosas que em sua maioria foram exportados para diversos países. A empresa chegou a ser a 3ª em exportação do Rio Grande do Sul.
Entre 1978 e 1990, figurou sempre entre as primeiras em arrecadação de impostos no município de Estrela-RS. Também geradora de centenas de postos de trabalho.
Possuía 20 filiais espalhadas pelo interior do Rio Grande do Sul, onde fazia a recepção de soja para ser processada na fábrica localizada em Estrela-RS.
Encerrou suas atividades em 1990 causando um sério problema social no município de Estrela-RS e no RS.
Os silos eventualmente são utilizados para estocagem de grãos. Outra empresa assumiu o Complexo.
Texto: Airton Engster dos Santos
Imagem Aepan-ONG
Nenhum comentário:
Postar um comentário