Forno especial comprado pela Secretaria de Educação de Estrela para alimentar estudantes do município


Forno combinado da Cozinha Central torna refeições atrativas

Forno especial comprado pela Secretaria de Educação de Estrela para alimentar estudantes do município aumentou qualidade nutritiva da comida e a atuação das cozinheiras, que reduziram o trabalho.

Conforme o secretário Marcelo Mallmann o novo equipamento ajudará a desempenhar as funções com qualidade e rapidez.

O equipamento acelera o processo de produção dos alimentos e torna os pratos atrativos. Útil e rápido virou o “xodó” das mulheres da cozinha, as quais despertam às 5h da manha para preparar a comida dos estudantes. “Com o forno conseguimos reduzir horas extras das serventes da Cozinha Central”, informa a nutricionista Maína Strack.

Servirá para suprir a demanda de novos alunos que ingressarão no município neste ano com a abertura de duas novas escolas. O número de vagas aumentou o de lanches também. Os alimentos são preparados rapidamente e as servidoras evitam sobrecarga de trabalho.

Aparência

Adquirido por R$ 41 mil para a Cozinha Central, o forno produz lanches e almoços das três mil crianças do município. Além de melhorar a aparência das carnes, bolos e alimentos, é o principal auxílio tecnológico das cozinheiras.

A merenda das crianças

Em Estrela, a merenda das crianças é feita em uma cozinha central instalada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Odilo Afonso Thomé. Ali trabalham nove cozinheiras e seis auxiliares. Os “chefes” merendeiros despertam antes do amanhecer para preparar as refeições, que às 8h precisam estar nas escolas do município.

A Administração Municipal importa-se com a qualidade nutricional do lanche porque sabe que a alimentação ajuda no processo educacional. O governo fornece uma dieta saudável e substancial: pães, bolos e pratos equilibrados ficaram mais fáceis de elaborar com o forno combinado.

Criança nutrida em Estrela

- As cozinheiras contratadas pela prefeitura fazem 1,4 mil almoços por dia
- São 150 quilos de carne para alimentar a turma das salas de aulas
- A cozinha tem uma padaria: bolos, pães e bolachas são fabricados ali
- Com o forno novo, os legumes não perdem valor nutricional. O prato fica mais atrativo

Nenhum comentário: