Ospa será uma das grandes atrações do Natal na Praça de Estrela


Ospa será uma das grandes atrações do Natal na Praça de Estrela

As comemorações do Natal no município de Estrela prometem ser as maiores dos últimos anos. A afirmação é do prefeito Carlos Rafael Mallmann e da primeira-dama do município Carine Schwingel. Desde o mês de outubro grupos de voluntários reúnem-se nos prédios da antiga Polar para confeccionar os arranjos que começam a decorar as ruas do município. “Contamos com a parceria de um grande número de voluntários, crianças, jovens e adultos que dispuseram de seu tempo para auxiliar o município nesta grande comemoração”, lembra Carine.

A programação oficial do Natal na Praça inicia-se no dia 29 de novembro, às 19h, com o Grupo Marakutaia e a Banda Arte Livre, em frente a Praça Menna Barreto. No dia 30, às 20h30min, os Grupos Folclóricos de Estrela realizam uma apresentação com várias categorias em frente ao Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, como parte das comemorações dos 50 anos de atividades ininterruptas. Já no dia 1º de dezembro a Oclaje apresenta-se, às 20h, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Uma das principais atrações do Natal na Praça ocorre na segunda-feira, dia 2 de dezembro, a partir das 20h30min. A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) fará uma apresentação inédita, ao ar livre, com entrada gratuita. “Convidamos os estrelenses e toda comunidade regional para este espetáculo da melhor orquestra sinfônica do Estado”, diz o prefeito. Para o dia a comunidade é convidada a trazer sua cadeira.

A Ospa foi fundada em 1950 e até o ano de 1964 era mantida com a colaboração de sócios da comunidade local. Após estudos, no dia 22 de janeiro de 1965, a então Sociedade Orquestra Sinfônica de Porto Alegre teve autorizada a sua encampação pelo Governo Estadual, os músicos foram reconhecidos nos seus direitos como funcionários públicos, assim como os estrangeiros, desde que se naturalizassem. A Ospa é um órgão da Secretaria de Estado da Cultura e atinge um público abrangente e diversificado. A Temporada 2012 da Ospa foi constituída por 51 apresentações realizadas entre março e dezembro, distribuídas em cinco séries – Concertos Oficiais, Concertos para a Juventude, Concertos no Interior, Concertos Didáticos e Concertos Populares.

A programação de Natal prossegue no dia 6, às 19h, com o primeiro sorteio do Estrela Premiada e apresentação da Banda Tazarevna. À tarde, às 14h, ocorrerão apresentações artísticas do Grupo de Escaletas e Coral Mais Educação da Emef Ruth Markus, além do Coral da Escola Vidal de Negreiros.

O Natal na Praça segue até o dia 18 de dezembro. Apresentam-se ainda Barbarella, Tchê Guri, Bico Fino, Jeito Casual, Vulgar, Orquestra do Sesi e diversas outras atrações.

Matéria: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: