Estrela-RS recebe Prêmio Gestor 2013


Estrela recebe Prêmio Gestor 2013

Na terça-feira (5), no Teatro Dante Barone, da Assembléia Legislativa do RS, ocorre a entrega do Prêmio Gestor 2013. Criada em 2002, a premiação valoriza as prefeituras que apresentam projetos de gestão pública com resultados para as comunidades.

Em 2013 o tema “Saúde é Vida” premiará 36 municípios gaúchos, sendo apenas três do Vale do Taquari: Estrela, Lajeado e Arroio do Meio. Conforme o prefeito Carlos Rafael Mallmann, o município está orgulhoso de já ter sido premiado em seu primeiro ano de gestão. “Inscrevemos três projetos, todos eles com condições técnicas de serem laureados”, explica. Para Mallmann, independente do vencedor, a premiação é um incentivo para todos continuarem a multiplicar boas práticas seja na área do desenvolvimento rural, na saúde ou educação.

Estrela participa com os projetos Mais Peixe, Alimento de Qualidade; Alimentando a Saúde; e o Projeto Social Cemai.

O Prêmio Gestor é promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec), em parceria com o Parlamento.

Conheça os projetos de Estrela

Mais Peixe, Alimento de Qualidade - lançado em fevereiro de 2013 o projeto prevê a construção, ampliação, limpeza e reforma de açudes no interior do município. Cerca de 80 agricultores inscreveram-se junto a Secretaria de Agricultura para receber as melhorias. Todas as obras que estão sendo realizadas possuem licenciamento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico.

Alimentando a Saúde - o projeto surgiu após pesquisa nutricional que apontou que mais de 50% das crianças da rede municipal de educação estão acima do peso. Uma parceria entre as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social trabalha com crianças do 4º ano, ensinando a preparar e ingerir alimentos saudáveis como frutas, legumes e sucos. As crianças recebem o transporte da escola até a cozinha do CRAS Imigrante, onde ocorrem as orientações.

Projeto Social Cemai - o projeto social Cemai foi implantado em 2013 nos bairros Moinhos e Imigrante, atendendo cerca de 150 crianças no turno inverso ao escolar. Elas recebem alimentação, reforço escolar e participam de atividades recreativas e educacionais. Além disso, os pais também recebem orientações e treinamentos no turno da noite em oficinas de marcenaria, tecelagem, pintura, entre outros. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação.

Matéria: Jônatas dos Santos
Foto: Arquivo

Nenhum comentário: