Estrela-RS - Alunos da EMEF Cônego Sereno Hugo Wolkmer do Bairro Auxiliadora recebem medalhas da OBA


Cerimonial:

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos. 

Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. As provas ocorrem totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA todos alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e os medalhistas, as respectivas medalhas. 

A olimpíada acontece desde o ano de 1998. Este ano, ao todo, cerca 770.000 alunos participaram, envolvendo 9.000 escolas. 

Em 2013, a prova aconteceu no dia 10 de maio e 56 alunos da Cônego resolveram as questões propostas. 

Assim como no ano anterior, quando a aluna Karolina Keller foi medalhista de prata, fomos mais uma vez premiados com a participação de nossos alunos. 

Foram duas medalhas de bronze, da categoria Ensino Fundamental, Anos Finais, onde os alunos do 6º ao 9º ano respondem uma mesma prova, testando seus conhecimentos. 

Chamamos então, para receber as medalhas, os alunos Karolina Keller, aluna melhor colocada na escola, medalhista de bronze e o aluno Bruno Weizenmann, segundo melhor colocado na escola e também medalhista de bronze. 

Destaco que, pela participação na Olimpíada e na formação para professores, proporcionada pela Sociedade Astronômica Brasileira, a escola recebeu um Galileoscópio (uma luneta!) para uso nas atividades pedagógicas. E assim como no ano passado, recebemos também livros, revistas e material de estudo extra. 

Gostaríamos de lembrar que a participação de todos os alunos é importante para a Olimpíada e para o crescimento do grupo, por isso, como professora representante e em nome da direção da Escola, agradecemos muito o empenho DE TODOS os envolvidos, inclusive aos demais professores da escola, pelo suporte dado. 

DANIELA MARIA WEBER
Representante da OBA na Escola 

Para o secretário de Educação, a premiação demonstra a qualidade do ensino público no município. Em 2012 uma aluna da Cônego também havia sido medalhista. Já o vice-prefeito parabenizou o esforço de todos que submeteram-se à prova. “Nosso parabéns a estas crianças e adolescentes que representaram o município na OBA e que, frequentemente, nos alegram com medalhas, títulos e distinções em âmbito municipal, estadual e nacional”, afirma.

Jônatas dos Santos 
Prefeitura Municipal de Estrela

Foto - Divulgação

Nenhum comentário: