Estrela-RS - Resíduos Sólidos será tema de conferência municipal do Meio Ambiente


Resíduos Sólidos será tema de conferência municipal do Meio Ambiente

Na quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Estrela, ocorre a primeira Conferência Municipal do Meio Ambiente, que irá discutir questões relacionadas aos resíduos sólidos. O evento, aberto à comunidade, inicia-se às 8h com o credenciamento dos participantes. Após a abertura oficial, às 9h, o doutor em engenharia ambiental Odorico Konrad explicará os quatro eixos temáticos que serão trabalhados durante o dia.
A proposta é debater a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e as mudanças nos padrões de produção e consumo explorando os quatro eixos: 1 – produção e consumo sustentáveis; 2 - impactos ambientais; 3 - geração de emprego, trabalho e renda; e, 4 – educação ambiental. O debate promoverá ações concretas para serem implementadas na cidade. Para o secretário de Meio Ambiente de Estrela, Hilário Eidelwein, é fundamental a participação da sociedade nesta discussão. “Embora o que for discutido na conferência municipal seja levado para as instâncias estadual e federal, muitas das sugestões podem ser aplicadas já no município, que é o responsável primeiro pela coleta e destinação dos resíduos”, observa.
A discussão, elaboração de propostas e votação das mesmas deve estender-se até 15h. Haverá também a escolha de três delegados, que defenderão as propostas do município na Conferência Estadual. O grupo será formado um representante da sociedade civil, um do poder público e o outro do setor empresarial. O debate está baseado no conceito de responsabilidade compartilhada, oficializada pela PNRS.

Matéria: JÔNATAS DOS SANTOS

Nenhum comentário: