Estrela-RS - IX Conferência Municipal de Assistência Social


Sociedade discute problemática social em nona Conferência
A Câmara de Vereadores de Estrela foi, mais uma vez, palco de Conferência Municipal. Desta vez foi discutida, durante a quarta-feira (17), a problemática social. A IX Conferência Municipal de Assistência Social foi uma parceria entre o Conselho Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) do município. Cerca de 50 pessoas representantes de entidades, da sociedade civil e do poder público trabalharam dentro de seis eixos apresentados pela Conferência Nacional.
Para a presidente do Conselho, Tânia Steiner, a Conferência é a maior forma de participação popular nas decisões da área. Ela ressalta que muitas das propostas levantadas durante o dia, além de serem defendidas nas instâncias estadual e federal servem para a criação dos planos de ação da secretaria no próprio município. Na abertura do evento, Tânia parabenizou o prefeito Carlos Rafael Mallmann pela criação da Sedesth, que por muitos anos foi pauta reivindicatória das conferências. “A criação da secretaria foi um avanço nas políticas sociais. Agora podemos nos centrar em outros temas”, ressalta.
Pela manhã a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Carla Magali Capitanio palestrou. Ela falou sobre a gestão e o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). À tarde grupos discutiram os seis eixos temáticos e apresentaram suas propostas. No final do dia, foram eleitos os representantes. Entre elas, a delegada governamental Marli Hauschild, tendo como suplente Tatiana Pereira de Oliveira e, como representante da sociedade civil, Anelise Haussmann e Keli Altmann suplente.

Matéria e foto:
JÔNATAS DOS SANTOS

Nenhum comentário: