Porto de Estrela - 35 Anos a serviço do progresso regional



Porto de Estrela - Inaugurado em 1977


Porto de Estrela - 35 Anos a serviço do progresso regional
Por: Airton Engster dos Santos 

O Rio Taquari ou Tibiquari, como era conhecido pelos índios, ao banhar o território de Estrela favoreceu a chegada dos imigrantes, o desenvolvimento e a existência de diversos portos fluviais servindo as zonas coloniais. Até por volta de 1926, o vasto território da Vila, agraciado pela natureza em termos de recursos hídricos, possuía os seguintes portos: Arroio do Ouro, Fundição na foz do Arroio Estrela, Costão, Corvo, Barra do Arroio da Seca, Roca Sales, Marques do Herval, Arroio Augusto, Arroio Campinho, Porto da Areia e Porto Wendt. 

Em 15 de outubro de 1924 foi inaugurado o cais do na tigo Porto de Estrela, obra iniciada no governo de Manoel Ribeiro Pontes Filho, que possibilitou linhas de navegações regulares no Rio Taquari e o escoamento da produção agrícola e industrial. 

No entanto, o trecho a montante de Bom Retiro do Sul estava constantemente assoreado, com pouca profundidade, impossibilitava a passagem de grandes embarcações. A Barragem concluída na década de 70, projetada inicialmente para gerar energia elétrica, possibilitou a navegação até Estrela durante o ano todo, inclusive nos períodos de estiagem. O nível do Rio Taquari neste trecho, praticamente de 20 km, foi elevado de 4 m para 10 m de profundidade.
Foi construído então o entroncamento rodo-ferro-hidroviário em Estrela, inaugurado em 10 de novembro de 1977, pelo Exmo. Sr. Vice-Presidente da República, General Adalberto Pereira dos Santos. O complexo serve até hoje como porta de entrada e saída para as riquezas, não só de nosso município, mas do Vale do Taquari como um todo. 

Porto de Estrela em 1977

A construção do entroncamento foi executada em convênio entre Petrobrás, Deprec (Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais) e CESA (companhia Estadual de Silos e Armazéns). A Petrobrás se responsabilizou pelos encargos financeiros da obra que se situaram à época em torno de 300 milhões de Cruzeiros e as demais pela fiscalização e implementação do projeto. 

Porto de Estrela em 1977

O cais do porto é construído de concreto, tendo 585 metros de extensão. No projeto de execução da obra a altura do muro foi fixada, levando-se em consideração os problemas das cheias do Rio Taquari. Analisando todos os fatores os engenheiros optaram pela construção de um muro de 17 metros em relação ao nível do mar. As instalações portuárias possuem dois silos graneleiros, com capacidade estática para 50 mil toneladas e um silo de 40 mil toneladas. Para carga geral existe um armazém de 2,3 mil metros quadrados. O complexo é composto ainda por uma área pavimentada para estocagem de contêineres além de área destinada a garagem, oficina e prédios da administração, vigias, balança e acessos a rodovias e ferrovia. 

No dia 28 de setembro de 1998 foi inaugurado um terminal de contêineres no porto de Estrela. No dia da inauguração foram embarcados 8 contêineres com fumo e um com balas. Para movimentar containeres, o Porto possui um guindaste com capacidade de até 250 toneladas. 

O porto está estrategicamente localizado junto a BR 386, rodovia que se constituí num verdadeiro corredor por onde escoa grande parte da produção agrícola do Rio Grande do Sul. Também está ligado as regiões produtoras e consumidoras através de estrada de ferro. E por via fluvial e lacustre tem ligação com o Porto de Rio Grande se transformando numa alternativa para importação e exportação de produtos diversos.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Fonte de dados e Imagens: Clipagem e Arquivo Aepan-ONG e Álbum do Cinqüentenário de Estrela de 1926. 


Dia da Inauguração e Personalidades  
Porto de Estrela foi inaugurado há 35 Anos 
1977-2012 

General Adalberto Pereira dos Santos
Vice-Presidente do Brasil

No dia 10 de novembro de 1977, por volta de meio dia chegava ao Porto de Estrela vindo da barragem de Bom Retiro do Sul, o vice- presidente da República general Adalberto Pereira dos Santos. 

Governador RS, Sinval Guazzelli

A viagem foi feita através de lancha da Portobrás que trouxe além do vice-presidente, o governador Sinval Guazzelli, o ministro dos transportes Dirceu de Araújo Nogueira, do presidente da Portobrás eng° Arno Markus, deputados estaduais, federais autoridades militares. A lancha presidencial foi escoltada por outras cinco embarcações. 

No Porto de Estrela já estava ancorado o barco Porto de São Pedro que veio especialmente para fazer a viagem inaugural com transporte de soja. 

Dirceu de Araújo Nogueira
Ministro dos Transportes

As autoridades desceram em terra onde embarcaram em veículos oficiais que os conduziram até o pórtico principal da entrada do Porto de Estrela, onde eram aguardados por convidados e público em geral. 

O general Adalberto Pereira dos Santos descerrou a placa comemorativa aos acordes da Banda do V Batalhão da PM de Montenegro. 

Hélio Müsskopf - Prefeito de Estrela

Após as autoridades se dirigiram até o palanque oficial onde houve discursos do Ministro dos Transportes Dirceu de Araújo Nogueira e do governador do RS Cinval Guazzelli. 

Após houve visita às instalações administrativas do Porto de Estrela. 

O Churrasco comemorativo foi servido no pavilhão destinado a cargas gerais. 

Durante o almoço o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela apresentou diversos números de danças típicas. 

Já passavam de 14 horas quando a comitiva de autoridades embarcaram num helicóptero da FAB se dirigindo para Porto Alegre. 

O presidente do Brasil, à época, Ernesto Geisel, com fortes relações em Estrela não pode estar presente na inauguração do Porto em razão de compromissos oficias de governo. 

Ministro Dirceu Nogueira e Prefeito Hélio Müssckopf 

O prefeito de Estrela era Hélio Müssckopf, eleito em 1976, teve ainda outro encontro com o Ministro dos Transportes, Dirceu Nogueira para inauguração da estrada de ferro, trecho de Estrela a Corvo (Colinas). 

Pesquisa: Airton Engster dos Santos 
Imagens: Memorial da Aepan-ONG

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