Escola Odilo Afonso Thomé - 27 Anos


Escola Odilo Afonso Thomé - 27 Anos
Escola Odilo Afonso Thomé comemora 27 anos


Por Smed 

Escola é um bolo! Tem dia que desanda, embatuma, passa do ponto, e seus aromas e sabores acabam não agradando a todos. Explica-se esta razão pelo fato de Escola também ser um local de conflito onde, cada pessoa, que é um universo em particular, encontra no outro a possibilidade de se reinventar cada vez melhor, pois as diferenças proporcionam esse renascimento. Ser humano é assim: cresce quando se desacomoda. Incomodado, trabalha para voltar à zona de conforto e, quando percebe, a mágica acontece, vendo o mundo de um jeito diferente. Parafraseando Leonardo Boff "(...) cada um lê com os olhos que tem. E interpreta de onde os pés pisam...".

Como num bolo, ingredientes são imprescindíveis. E na Escola a fé, os sentimentos e sensações que saltam da frustração à alegria, das lágrimas aos sorrisos, logo vão ganhando forma, e no fim, porque é o resultado do pouco que cada um nela deposita, descobre-se que não era o bolo em particular o que se queria, mas o processo, o preparo, a mistura, os recheios, que permitem das partes um todo. Escola é vida e um ótimo lugar para "treinar" como ser e ver o mundo.

Há 27 anos, nascia no município de Estrela o educandário conhecido como Odilo Afonso Thomé. Eram 4 e atualmente são 40 profissionais que dos 73 discentes, atendem hoje mais de 300. 

Um trabalho valoroso de aprendizagens significativas, de cidadania, de transformação.

Nenhum comentário: