Banda Municipal de Estrela recebe prêmio da cultura gaúcha


Banda de Estrela recebe prêmio da cultura gaúcha

Na noite de quarta-feira (4), no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS, ocorreu a solenidade de entrega do Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2013. Troféu de bronze com a imagem do músico regionalista Teixeirinha foi entregue aos representantes do cenário musical e artístico ligados às manifestações culturais gauchescas em 19 categorias.

O presidente da Assembleia Legislativa Pedro Westphalen, ao abrir a solenidade, enfatizou a importância da cultura como elemento definidor da identidade e dignidade de um povo. E registrou o papel do tradicionalismo na preservação e engrandecimento das expressões regionais. “O tradicionalismo confunde-se com a própria formação do nosso Estado. Estamos premiando o trabalho de quem, com sensibilidade, afeto e coragem, assina um compromisso com esta terra. A Assembleia Legislativa cumprimenta os premiados na certeza de que permanecerão produzindo e retratando a beleza do coração gaúcho”.

Do Vale do Taquari, foram laureados a Banda de Estrela, na categoria Bandinha Alemã e a Orquestra de Teutônia, na categoria Intérprete ou Banda Teuto-Riograndense. Composta por 13 músicos, a Banda de Estrela foi reestruturada em 2007. Este ano o Programa Tocando na Rua, da Secretaria de Cultura, levou a Banda para diversos bairros, em ensaios abertos ao público. Para o secretário Rudimar Hagemann, o grupo é um representante da cultura do município e merecedor da homenagem.

A cerimônia contou ainda com apresentação musical do grupo Os Posteiros, que encerrou a premiação com o clássico do cancioneiro gauchesco "Querência Amada", de Teixeirinha.

Os vencedores foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por representantes do Sindicato dos Compositores Musicais do Estado do Rio Grande do Sul, do Sindicato dos Músicos Profissionais do Rio Grande do Sul e Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore – IGTF, do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, da Fundação Vitor Mateus Teixeira e do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da Assembleia Legislativa do RS, durante o mês de novembro de 2013.

Matéria e fotos: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: