O Paladino – Órgão de imprensa semanal de Estrela, fundado em 07/09/1921 por Antônio Cardoso

Jornal O Paladino
Antônio Cardoso

Aloysio Valentin Schwertner

O Paladino – Órgão de imprensa semanal de Estrela, fundado em 07/09/1921 por Antônio Cardoso, seu proprietário e gerente. 
Identificava-se como folha republicana, por mais de 11 anos, alterando, em 07/01/1933, para “órgão dos interesses gerais, de propriedade da firma H. Mayer & Comp.” Iniciou em fundos de quintal, em casa de parentes. 
A primeira máquina d' O Paladino foi movida a pedal. 
Pouco tempo depois, foi adquirida uma máquina elétrica, em local mais adequado, na Rua Marechal Deodoro, onde hoje está a Polar S. A. 

A aceitação do jornal pelos estrelenses fez com que Antônio Cardoso (v.) se unisse em sociedade com seu irmão Timóteo, sob a razão social de T. Cardoso & Irmão, ficando a redação para Orzolino Pereira Martins (v.). 
Na década de 1930, a sede do jornal foi para a Rua Coronel Flores, então nº 9, onde está hoje o Correio, junto à Praça Antônio Vítor de Sampaio Mena Barreto. 
Depois, os sócios foram Hélio Mayer, Aloysio Valentin Schwertner e Adela Mayer Cardoso. 
A razão social teve quatro alterações sucessivas: Cardoso & Mayer, H. Mayer & Cia., Mayer & Schwertner e Schwertner & Diel. 
Com a retirada de Hélio Mayer, desde a edição de 20/03/1937, passou o jornal para a propriedade de Schwertner & Cia. 
O equipamento gráfico foi aproveitado também para outros serviços gráficos, anexando-se ainda o comércio de livros, papel, material escolar e a representação da afamada marca alemã N. S. U. de motocicletas e bicicletas, bem como da americana R. C. A. Victor, de gramofones, vitrolas e discos. 
Por muitos anos, o jornal mantinha colunas em língua alemã, até 13/03/1937. 
Na edição de 30/12/1939 lê-se que Rudolfo Maria Rath foi o diretor-redator e Aloísio Schwertner, seu último proprietário. 
A última edição do jornal é de dezembro de 1941. 
O Paladino - Livraria - Papelaria tem grande parte da coleção do jornal encadernada. 
Faltam várias edições, como por exemplo, as 39 edições, de 12/04/1929 a 18/01/1930. 
Sem que fosse devolvido, um dos volumes encadernados foi emprestado para uma empresa publicitária, hoje fantasma (São Leopoldo?). 
Fechado o jornal, foi ampliado o parque gráfico. 
Em 1947, a sede passou para a Rua 13 de Maio nº 360, onde permaneceu até 1996, transferindo-se para o atual endereço, uma quadra mais abaixo, nº 236. 
Em 1963, com o ingresso dos quatro filhos de Aloysio Schwertner, alterou-se a razão social para A. Schwertner & Cia. Ltda., com 30 anos de duração, até 1993, quando a empresa foi adquirida por L. R. Schwertner & Cia. Ltda. 
Raramente uma empresa de sucessão familiar ultrapassa a longevidade dos 82 anos, sempre mais fortalecida, formada pelos sócios Luiz Roque Schwertner e Mariza Maria Feldens Schwertner. 


Fonte: Nossadica

Nenhum comentário: