Estrela - Projeto Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, conquistou o 19º Prêmio Expressão de Ecologia


Sala Verde

A Prefeitura de Estrela, por meio do Projeto Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, conquistou o 19º Prêmio Expressão de Ecologia. 
Trata-se da maior premiação ambiental da Região Sul do Brasil, na categoria Educação Ambiental. 
O Troféu Onda Verde, do Prêmio Expressão de Ecologia, foi entregue na sexta-feira (21/09), durante o Fórum de Gestão Sustentável/2012, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina-FIESC, em Florianópolis (SC). 
A Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho é um espaço vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, que realiza projetos, ações e programas educacionais voltados a questões ambientais, cumprindo um papel articulador e integrador. 
É um espaço com múltiplas potencialidades e com foco na disponibilidade e democratização da informação ambiental. 

O projeto é uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), que desde o ano de sua implantação, em 2006, tem procurado cumprir suas principais funções que são: garantir a democratização das informações ambientais, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do Meio Ambiente. 
Encontra-se como tarefa da Educação Ambiental a participação política para a transformação social, resultado da apropriação crítica e reflexiva dos conhecimentos sobre os problemas ambientais que poderá garantir os espaços de construção e reelaboração de valores éticos entre os sujeitos e entre estes espaços e o ambiente. 
A Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho sistematizou sua atuação, inserindo na comunidade oportunidades únicas de debate e construção de uma nova perspectiva ambiental. 
Atua em diferentes segmentos como: entidades comunitárias, educacionais de Ensino Fundamental, Médio e Superior, fóruns, seminários, palestras e projetos, atendendo um público em torno de 24 mil pessoas do município e da região desde a sua fundação. 
Os principais projetos realizados são: Agentes Mirins de Educação Ambiental, Coleta Seletiva do Óleo de Cozinha, Projeto de Coleta de Equipamentos Eletrônicos e Telefonia Pós Consumo, Campanha de Coleta Seletiva dos resíduos domésticos, Sala Verde vai à Praça, Circuito Tela Verde, além de participar dos Projetos realizados pela Secretaria de Meio Ambiente: Projeto Estrela mais Verde; Estrela mais Limpa; Corredor Ecológico; Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). 
As mudanças somente se efetivarão através de um processo educativo, baseado em ações que operem transformações em sentimentos, valores e conhecimento, é neste contexto que a Sala Verde torna-se efetivo instrumento de Educação Ambiental.

Por Ilocir José Führ

Nenhum comentário: