A ministra da Agricultura, Alimentação e Defesa do Consumidor da Alemanha, Ilse Aigner, visitou a Cooperativa Languiru, em Teutônia



A ministra da Agricultura, Alimentação e Defesa do Consumidor da Alemanha, Ilse Aigner, visitou na terça-feira (28 de agosto), a Cooperativa Languiru, em Teutônia. Ela veio acompanhada de uma comitiva alemã, composta por deputados federais e estaduais, entre outras autoridades. A coordenadora do curso de Agronegócio, Rosemarí Driemeier Kreimeier, acompanhou a visita.

A Languiru foi a única cooperativa a ser visitada no Estado por ter um modelo de produção diversificado, que serve de exemplo no Brasil e também no exterior. A visita da ministra Ilse teve o intuito de fortalecer as cooperativas agropecuárias gaúchas, já que o país alemão desenvolve projetos de cooperação com vários países.

A ministra alemã falou de seu encontro com os ministros da área no Brasil, expondo a necessidade de conhecer de perto a produção. “Precisamos saber como a agricultura de um país realmente é, visitando a sua base. Por isso, conhecer o trabalho da Cooperativa Languiru é tão importante”. Ela também ressaltou que existe um interesse de seu país em fortalecer a área da pesquisa em parceria com o Brasil.

“Estou impressionada com o que o movimento cooperativista conseguiu produzir aqui. A Languiru está envolvida em diversos segmentos, uma cadeia desenvolvida, com produtos competitivos no mercado internacional. Isso fortalece o trabalho de cooperação que pretendemos realizar entre os dois países”, destacou a ministra.

Para finalizar a sua passagem pela região, a ministra da Alemanha conheceu a propriedade de Zilmar Rutz, em Linha Paissandu, interior do município de Westfália, que é produtor de frangos, suínos e leite para a Cooperativa Languiru, para ver de perto os processos de produção da cooperativa.

Fonte:  Faculdade La Salle de Estrela

Nenhum comentário: