Escritor Werner H. E. Schinke lança livro Perfis de Estrela – Rudolfo Maria Rath



Escritor Werner H. E. Schinke lança livro 
Perfis de Estrela – Rudolfo Maria Rath – Obra Póstuma 

Numa cerimônia concorrida que teve como local o salão nobre do Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gaussmann de Estrela, o escritor Dr. Werner H. E. Schinke lançou sua mais recente obra literária, “Perfis de Estrela – Rudolfo Maria Rath – obra póstuma”. 

Diversas personalidades ligadas a cultura no Vale do Taquari se fizeram presentes, além de autoridades municipais e imprensa. 

A Cerimônia foi coordenada por José Renato Schneider, Secretário da Cultura e Turismo do município de Estrela. 

Vários foram os pronunciamentos que destacaram a vida e carreira do escritor que tem relevantes serviços prestados a cultura regional, do RS e alemã. 

Após a cerimônia Dr. Werner Schinke autografou seu livro para amigos e convidados presentes, além de ser servido um coquetel patrocinado pela Secultur de Estrela. 

O Memorial da Aepan-ONG enaltece a grande contribuição que o livro “Perfis de Estrela” vai trazer para futuras gerações conhecerem melhor a história da cidade. 

Dr. Werner é casado com Gisela Schinke e junto com a esposa mantém o Museu Residência da Família Schinke, localizada em Estrela. 

Dr. Werner é natural de Novo Hamburgo/RS. Médico formado pela UFRGS. Atuou na medicina (1957-2006), possui diversas obras literárias publicadas. 

Homenageado Rudolfo Maria Rath

Rudolfo Maria Rath, cuja parte de sua jornada se encontra compilada pelo autor Dr. Werner Schinke, possuía senso humanitário e de grande valor histórico. 

Segundo Roque Schwertner, Rudolfo Maria Rath foi um personagem à frente de seu tempo. Utilizava seus textos para enaltecer, a sua adorada e querida Estrela, assinando os escritos com seu pseudônimo literário Rumara. 

Já Adonis Fauth lembrou que Rath valorizava muito a juventude, inclusive deu apoio aos escoteiros de Estrela. 

O escritor José Alfredo Schierholt disse que o livro publicado pelo Dr. Schinke é como se o próprio Rudolfo Maria Rath voltasse a falar novamente de fatos e acontecimentos de sua época. 

Para o secretário da Secultur, José Renato Schneider o livro do Dr. Schinke que lembra Rodolfo Maria Rath, vem em boa época para se somar ao universo literário da cidade, num ano com muitos eventos que marcam o centenário de instituições como a Oase (IECLB), Indústria de Cervejas além do Dr. Lauro Reinaldo Müller, idealizador da bandeira e brasão de Estrela cujas efemérides foram lembradas em exposição e livro. 

Texto e Fotos – Airton Engster dos Santos

























Nenhum comentário: