OCVAT - ORQUESTRA DE CONCERTOS VALE DO TAQUARI - MUSICAL... IDADE XIII



MUSICAL...IDADE XIII

Vera Maria Bencke

             

No final do ano de 1993, a Orquestra, juntamente com a Casa da Cultura de Estrela, contratou um professor de violino. As aulas iniciaram com quinze (15) alunos, em março de 1994. Marcos Ricardo Kreuzer era o professor contratado. 

O Grande Concerto de Natal, em sua 7ª edição, realizou-se no dia 12 de dezembro de 1993, na Soges. Participaram neste Concerto os Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, da Comunidade Evangélica de Estrela, sob a coordenação de Andréas Hamester, e o Coral Infantil da Casa da Cultura, coordenado pelo professor Décio Gauer. Estes Grandes Concertos de Natal marcaram de forma particular a OCVAT no Vale do Taquari. 

O ano de 1994 começou com uma reunião no dia 1º de março. Nessa reunião o cantor Pedro Flor, de Lajeado, sugeriu que os ensaios, a partir de 1994, poderiam realizar-se no auditório do SESC, em Lajeado, com a promessa de se conseguir dessa entidade privada um auxílio financeiro no valor de um salário mínimo por mês. Pedro teve apoio total do maestro. É claro que nos pegou de surpresa e o Berty pensou logo na situação financeira da OCVAT, quando, na época, somente a prefeitura de Estrela nos subvencionava. Mas que motivo daríamos nós para justificar esta decisão ? E o que alegaríamos junto ao Colégio Martin Luther, que nos acolheu desde a fundação da Orquestra, sempre com boa vontade ? ! ? Como não era tomada nenhuma decisão isoladamente, também este assunto foi levado à discussão e submetido ao parecer e opinião dos músicos. Ficaram, então, os ensaios assim distribuídos, a partir de junho de 1994: 1ª e 2ª terça-feira do mês, no SESC em Lajeado, 3ª e 4ª terça-feira do mês, no Martin Luther em Estrela. 

Em 1994, a OCVAT apresentou-se em Porto Alegre, no Shopping Praia de Belas, por ocasião da 3ª Festa das Regiões, promovida pelo CAAC - Conselho de Apoio às Ações Comunitárias, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 

Atendendo a deliberação da Assembléia Geral Ordinária, realizada em 30-08-94, a OCVAT aumentou seu quadro social pela subscrição de uma Ficha de Sócio, por todos os músicos, incluindo seus pais e cônjuges, perfazendo um total de 85 sócios efetivos. O trabalho de angariar os sócios foi executado por uma comissão nomeada pelo presidente e liderada por Paulo Bagatini, que também elaborou um modelo de carteira social. Também pelo Paulo, foi feita uma relação de todas as músicas do repertório da OCVAT, em ordem numérica e alfabética, como também, uma relação dos músicos desde a fundação da Orquestra com a respectiva data de ingresso. Nesse ano de 1994 foi composta pelo maestro e adquirida pela OCVAT, a partitura de número 100, chamada VITORIA. Ainda, nesse ano, foi adquirida uma caixa amplificada para o metalofone. 

(continua)

Documento do Acervo do Memorial da Aepan-ONG

Nenhum comentário: