ORQUESTRA DO CENTRO CULTURAL 25 DE JULHO - VALE DO TAQUARI - MUSICAL... IDADE PARTE IX





MUSICAL...IDADE IX
Vera Maria Bencke 

Em 1989, o Banco do Brasil comemorava seus trinta anos de Estrela, dentro da semana do Município que completava 113 anos. A Orquestra homenageou as duas datas. O Concerto alusivo foi no dia 24 de maio, na Soges. 

Esse ano nos trouxe também muitas alegrias. Uma delas, a mais importante na ocasião, foi o equipamento de som doado pela Eletrônica SELENIUM Ltda. Toda a aparelhagem doada constava de: 1 amplificador, 2 caixas acústicas, 2 microfones, 1 pedestal e 20 m de fio com plugues. O próprio Henrique (diretor) e sua esposa Elsi, trouxeram este presente para a Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho “VALE DO TAQUARI”. 

Em reunião no dia 1º de agosto de 1989, foi eleita a nova diretoria que tomou posse durante a confraternização festiva em comemoração ao 3º aniversário da Orquestra, no dia 08 de agosto. Para a ocasião foram convidados: Diretoria da Selenium, autoridades locais, imprensa falada, escrita e televisionada, gerente do Banco do Brasil e esposa, diretor do Colégio Martin Luther e esposa. Também sempre participavam os familiares dos músicos. Naquela oportunidade, os convidados foram brindados com alguns números musicais. Na mesma noite, aconteceu a posse da nova diretoria que era a seguinte: presidente, Berty E. Bencke; vice-presidente, Alfonso Haas; secretário, Decilo Bagatini; 2º secretária, Vera Maria Bencke; tesoureiro, Antônio Victório Bohn; 2º tesoureiro, Elmir Allgayer; diretor artístico, Irineu Krüger; relações públicas, Cláudio Mundel. Conselho Deliberativo: Valdir Ricardo Rasche, João Vicente do Espírito Santo, Jorge Eidelwein, Rui Griesang e Arcênio Drehmer. 

Quem nunca esquecia do aniversário da Orquestra foi a Rádio Alto Taquari. Todos os anos, no dia 05 de agosto, com certeza a homenagem estava no ar. ”Um patrimônio da cultura musical da nossa região”, palavras de Valdomiro Grassi, locutor da Emissora. 

Em 21 de novembro de 1989, o Banco do Brasil patrocinou um Concerto em benefício da APAE de Estrela. O referido Concerto teve lugar no auditório do Colégio Martin Luther. Tivemos muitas novidades para mostrar ao público presente, começando por um repertório quase totalmente novo. Além do patrocínio da SELENIUM, para pagar as despesas com o maestro, as partituras, etc., a empresa também nos mandava os programas impressos. Inauguramos também naquela noite o equipamento de som doado pelos patrocinadores à Orquestra. Recebemos ainda da Loja Renner, de Patussi e Delai e da Joalheria Cover, a doação de 30 gravatas borboleta. O Presidente da CDL, Sr. Erno Feine, nos brindou com uma gravação do Concerto em fita de vídeo, com a finalidade de divulgar o trabalho da Orquestra. 

O 3º Grande Concerto de Natal realizou-se no dia 17 de dezembro e teve a participação de 9 corais, com o apoio da SMEL, CDL e Rádio Alto Taquari. Local: Ginásio de Esportes do Colégio Santo Antônio, em Estrela. 

(continua)

Documento do Acervo do Memorial da Aepan-ONG

Nenhum comentário: