MUSICAL...IDADE IV
Vera Maria Bencke
O som usado para a apresentação do Concerto de estréia da Orquestra, era do Martin Luther. Como apresentador convidamos o Sr. Cláudio Mundel. Ele era grande conhecedor e apreciador de música clássica e também dos grandes compositores, sabia pronunciar bem os seus nomes, por vezes difíceis, por isso o fazia com classe e naturalidade. Ainda para aquela noite fiz um pedido especial ao Cláudio: Que na hora dos agradecimentos, não esquecesse dos familiares dos músicos, os quais eram privados da companhia deles enquanto ensaiavam. Ele não só atendeu meu pedido como o fez de maneira muito simpática e bonita. Eu conhecia os textos que seriam lidos com antecedência porque eram sempre elaborados pelo Berty. Os textos referentes aos números a serem apresentados eram escritos pelo maestro. Cláudio, sua esposa Sonja e seu filho Jeferson, mais tarde tornaram-se grandes fãs e colaboradores da Orquestra. O Cláudio como apresentador oficial.
O sucesso daquela noite foi realmente espetacular. A presença, o carinho e a resposta do público foram muito gratificantes.
Com o dinheiro arrecadado com a venda de ingressos, finalmente conseguimos pagar o maestro, arranjos e partituras. Com estas dez primeiras partituras iniciou-se então a formação do PATRIMÔNIO DA ORQUESTRA.
Segue texto resumido, publicado no jornal Nova Geração em 12 de dezembro de 1986, nas palavras de Susi Schnack Essig, Relações Públicas do Centro Cultural:
Orquestra do Centro Cultural em estréia espetacular
Noite memorável... Dr. Werner Schinke, na qualidade de presidente do “25 de Julho” dá abertura ao espetáculo, saudando os espectadores que lotaram o Auditório do Colégio Martin Luther de Estrela na noite de 02 de dezembro p.p.
Saudou os 18 componentes...
Inicia o Concerto na voz pausada do brilhante apresentador Sr. Cláudio Mundel.
São violinos tocando...
Os aplausos irrompem após o primeiro número e assim seguem até o final, porém cada vez mais calorosos.
Noites memoráveis como a que foi a apresentação da Orquestra deveriam acontecer daqui para frente com mais freqüência. Prova é que houve conscientização do alto nível cultural do evento, constatada pela presença maciça de um público seleto, que continuará sem dúvida, dando o incentivo e o apoio a este punhado de abnegados músicos que compõem a maravilhosa Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho VALE DO TAQUARI”, afirmou D. Susi
(continua)
Documento do Acervo do Memorial da Aepan-ONG
Nenhum comentário:
Postar um comentário