ORQUESTRA DO CENTRO CULTURAL 25 DE JULHO - VALE DO TAQUARI - MUSICAL... IDADE PARTE IV

 
MUSICAL...IDADE IV 

Vera Maria Bencke 



O som usado para a apresentação do Concerto de estréia da Orquestra, era do Martin Luther. Como apresentador convidamos o Sr. Cláudio Mundel. Ele era grande conhecedor e apreciador de música clássica e também dos grandes compositores, sabia pronunciar bem os seus nomes, por vezes difíceis, por isso o fazia com classe e naturalidade. Ainda para aquela noite fiz um pedido especial ao Cláudio: Que na hora dos agradecimentos, não esquecesse dos familiares dos músicos, os quais eram privados da companhia deles enquanto ensaiavam. Ele não só atendeu meu pedido como o fez de maneira muito simpática e bonita. Eu conhecia os textos que seriam lidos com antecedência porque eram sempre elaborados pelo Berty. Os textos referentes aos números a serem apresentados eram escritos pelo maestro. Cláudio, sua esposa Sonja e seu filho Jeferson, mais tarde tornaram-se grandes fãs e colaboradores da Orquestra. O Cláudio como apresentador oficial. 

O sucesso daquela noite foi realmente espetacular. A presença, o carinho e a resposta do público foram muito gratificantes. 

Com o dinheiro arrecadado com a venda de ingressos, finalmente conseguimos pagar o maestro, arranjos e partituras. Com estas dez primeiras partituras iniciou-se então a formação do PATRIMÔNIO DA ORQUESTRA. 

Segue texto resumido, publicado no jornal Nova Geração em 12 de dezembro de 1986, nas palavras de Susi Schnack Essig, Relações Públicas do Centro Cultural: 

Orquestra do Centro Cultural  em estréia espetacular 

Noite memorável... Dr. Werner Schinke, na qualidade de presidente do “25 de Julho” dá abertura ao espetáculo, saudando os espectadores que lotaram o Auditório do Colégio Martin Luther de Estrela na noite de 02 de dezembro p.p. 

Saudou os 18 componentes... 

Inicia o Concerto na voz pausada do brilhante apresentador Sr. Cláudio Mundel. 

São violinos tocando... 

Os aplausos irrompem após o primeiro número e assim seguem até o final, porém cada vez mais calorosos. 

Noites memoráveis como a que foi a apresentação da Orquestra deveriam acontecer daqui para frente com mais freqüência. Prova é que houve conscientização do alto nível cultural do evento, constatada pela presença maciça de um público seleto, que continuará sem dúvida, dando o incentivo e o apoio a este punhado de abnegados músicos que compõem a maravilhosa Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho VALE DO TAQUARI”, afirmou D. Susi 

(continua)

Documento do Acervo do Memorial da Aepan-ONG

Nenhum comentário: